Garbage

Garbage: últimos vídeos musicais

Only-Happy-When-It-Rains

Videoclip

Kick My Ass

Videoclip

Empty

Videoclip

Special

Videoclip

Bleed Like Me

Videoclip

You Look So Fine

Videoclip

Breaking Up The Girl

Videoclip

The World Is Not Enough

Videoclip

Garbage: Sobre

A imprensa rapidamente pressentiu que esta banda, fundada em 1994, seria um mega êxito. Ligado a outros grupos famosos (Smashing Pumpkins, U2) Butch Vig produzira anteriormente “Nevermind”, o influente álbum dos Nirvana. Com a colaboração dos seus colegas inseparáveis de mistura - Steve Marker e Duke Erikson -, com quem trabalhou nos grupos Spooner e Firetown, formou os Garbage. A este trio persistente juntou-se a cantora Shirley Manson (nascida em Edimburgo, na Escócia), contratada após os outros elementos do grupo a terem descoberto quando ainda era vocalista da sua anterior banda, os Angel Fish, num vídeo emitido pela MTV.

O primeiro single dos Garbage, ‘Vow’, vendido numa capa de metal, foi rapidamente aclamado, com a sua sonoridade algures entre o punk, glam rock e art rock, algo que Vig comentava desta forma: «queremos aproveitar todos estes estilos diversos, como o techno, o punk e o noise, ambient, jazz e o rock e misturá-los num ambiente rock». Esta sonoridade eclética foi amplamente explorada no álbum homónimo de estreia, que incluiu um repertório de canções sombrias sobre medo, a luxúria ou inveja, nas quais sobressaíam ‘Only Happy When it Rains’, ‘Queer’, ‘Milk’ (com Triky como cantor convidado) ou ‘Stupid Girl’. O multi-platinado registo tornou-se um êxito junto do público e crítica e rendeu-lhes o prémio de “Artista Revelação” nos MTV EMAs, em 1996.

O sucesso algo inesperado do grupo a uma escala mundial atrasou a gravação do segundo álbum, muito por conta da longa digressão, que passou por Portugal em 1998, para um concerto na Expo ’98, ano em que lançaram “Version 2.0”, álbum que representou um novo êxito de vendas e ainda mais elogios, pela sua mistura persistente e bem conseguida de pop eletrónico que Manson interpretava com a sua voz emotiva. O sucesso do álbum foi ditado por conta de temas como ‘I Think I'm Paranoid’, ‘When I Grow Up’,‘Push It’, ‘You Look So Fine’ ou ‘Special’. O video deste último foi premiado com o MTV VMA de “Melhores Efeitos Especiais num Vídeo” em 1999, ano em que voltariam a Lisboa, para atuar no festival T99.

‘The World Is Not Enough’, do “007” com o mesmo título, e ‘#1 Crush’, tema da banda-sonora do filme “Romeo + Juliet” nomeado para o MTV Movie Award de “Melhor Canção Num Filme”, em 1997, ligaram a banda à sétima arte.

Em 2001 lançavam o terceiro álbum, “Beautiful Garbage”, que apesar de singles fortes como ‘Shut Your Mouth’, ‘Breaking Up The Girl’, ‘Androgyny’ ou ‘Cherry Lips’ não alcançou o êxito comercial dos seus antecessores. Em 2005 editaram “Bleed Like Me”, do qual constavam temas orelhudos como ‘Bad Boyfriend’, ‘Run Baby Run’, ‘Why Do You Love Me’, ‘Bleed Like Me’ ou ‘Sex Is Not the Enemy’. Em 2007 o coletivo lançou a compilação “Absolute Garbage”, da qual fazia parte o inédito ‘Tell Me Where It Hurts’.

“Not Your Kind of People” é o álbum que marca o regresso da banda de Shirley Manson (voz), Steve Marker (guitarra, teclados), Duke Erikson (guitarras, teclados) e Butch Vig (bateria) às edições e concertos em 2012, após um interregno de vários anos. O registo foi gravado em Los Angeles, nos EUA, antecipado pelo single ‘I Hate Love’, a primeira edição pela editora Stunvolume, criada pela própria banda.