Shakira

Shakira: últimos vídeos musicais

Chantaje

Videoclip

Illegal (featuring Carlos Santana)

Videoclip

La La La (Brasil 2014)

Videoclip

La La La (Brazil 2014)

Videoclip

Give It up to Me

Videoclip

La Tortura

Videoclip

Loca (Featuring Dizzee Rascal)

Videoclip

Nada

Videoclip

Shakira: últimos vídeos

2010 EMA | Main Show (Part 43) | Free Your Mind | Shakira | Part 1

Vídeo

She Wolf (Live)

Vídeo

2010 EMA | Highlight

Vídeo

2009 EMA | Red Carpet | Katy Perry, Shakira

Vídeo

Shakira

Vídeo

EMA 2010 | Laundry List #1

Vídeo

2010 EMA | Vignette | Host, guests, and performances

Vídeo

2010 EMA | Vignette | Performances and nominations

Vídeo

Shakira: Sobre

Em libanês, Shakira significa mulher cheia de graça, um nome bonito e correcto para esta rapariga preciosa. Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasce em Barranquilla (Colômbia) a 9 de Fevereiro de 1977, filha de libanês e colombiana.

Apesar da sua afeição à música, aos 13 anos muda-se para Bogotá para se formar como modelo. Ao mesmo tempo, participa em vários concursos musicais de rádio e televisão até que consegue um contrato discográfico com a Sony Music. Sendo ainda uma menina, publica o seu álbum de estreia. “Magia” (1991) inclui temas compostos pela menina entre os oito e os catorze anos. Apesar da pouca repercussão comercial do disco, a jovem desperta certo interesse entre o público colombiano e é seleccionada como representante nacional para o festival da canção Viña del Mar. Contudo, a sua idade inferior aos 16 anos impede-a de participar no concurso.

Em 1993 publica “Peligro”, de estilo mais de dança, que também obtém poucos efeitos vísiveis a nível de vendas. Shakira afasta-se momentaneamente do mundo e durante 1994 trabalha na série colombiana “El Oasis”. Contudo, a música é a sua grande vocação e em 1995 reaparece com “Pies Descalzos”. A recepção é amena, mas o posterior sucesso do single ‘Estoy Aqui’ favorece a descolagem comercial da colombiana, que começa a despontar como uma das futuras estrelas do pop latino.

O seu estilo original e pessoal proporciona-lhe muitos fãs na América e Espanha e aproveitando a corrente, em 1997, publica um álbum de remisturas. A confirmação da cantora/compositora tem como nome “Donde están los ladrones?”, que chega em 1998. O disco obtém vendas milionárias graças a singles como ‘Ciega, sordomuda’, que alcança também o mercado americano. Estas coisas têm de se aproveitar, e assim o passo seguinte de Shakira passa pela gravação de um concerto acústico para a série “Unplugged” da MTV. Em 1999 aparece no mercado um álbum com o melhor dessa actuação, realizada a 12 de Agosto em Nova Iorque e que mostra que a jovem é uma artista que vai mais além do fenómeno fanático, capaz de dar a volta às suas composições e adaptá-las ao formato acústico, para ganhar frescura e autenticidade. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.

As aventuras desta beleza colombiana prosseguem com “Laundry Service” (2001) e “Servicio de Limpieza”, lançamento duplo em inglês e castelhano. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e elevou-a ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público, à conta de singles como ‘Whenever, Wherever’, ‘Underneath Your Clothes’, ‘Objection (Tango)’ ou ‘The One’.

Em 2005 regressa com novo álbum , editado em duas etapas. “Fijación Oral -Volume 1” 1 chega em Junho e “Oral Fixation – Volume 2” saiu em Novembro do mesmo ano. O registo alcançou a marca respeitável de mais de 25 milhões de discos vendidos, muito por conta de singles como ‘Don’t Bother’, ‘Hips Don’t Lie’, com Wyclef Jean, ou ‘La Tortura’, com a participação especial de Alejandro Sanz.

Em 2009 lança “She Wolf”, quarto álbum em inglês. ‘La Loba’, interpretado em Espanhol, e ‘She Wolf’, em inglês, antecedem o lançamento do registo. ‘Dit It Again’ e ‘Gipsy’, este último com estreia mundial através da MTV a 26 de Fevereiro de 2010, são os outros singles do registo.

Shakira já actuou quatro vezes em Portugal: a primeira foi em Novembro de 2003, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com a "Tour Of The Mongoose"; em Novembro de 2005 regressou para os prémios MTV Europa; em 2006 participou na segunda edição do Rock in Rio Lisboa; regressou a 4 de Abril de 2007 para um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde apresentou a "Oral Fixation Tour"; e virá a Portugal para novo concerto no Rock In Rio 2010.