Shakira

Shakira: últimos vídeos musicais

No Creo

Videoclip

Objection (Tango)

Videoclip

Hay Amores

Videoclip

The One

Videoclip

Me Gusta

Videoclip

Objection (Tango)

Videoclip

Si Te Vas

Videoclip

Hips Don't Lie

Videoclip

Shakira: últimos vídeos

2010 EMA | Main Show (Part 43) | Free Your Mind | Shakira | Part 1

Vídeo

She Wolf (Live)

Vídeo

2010 EMA | Highlight

Vídeo

2009 EMA | Red Carpet | Katy Perry, Shakira

Vídeo

Shakira

Vídeo

EMA 2010 | Laundry List #1

Vídeo

2010 EMA | Vignette | Host, guests, and performances

Vídeo

2010 EMA | Vignette | Performances and nominations

Vídeo

Shakira: Sobre

Em libanês, Shakira significa mulher cheia de graça, um nome bonito e correcto para esta rapariga preciosa. Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasce em Barranquilla (Colômbia) a 9 de Fevereiro de 1977, filha de libanês e colombiana.

Apesar da sua afeição à música, aos 13 anos muda-se para Bogotá para se formar como modelo. Ao mesmo tempo, participa em vários concursos musicais de rádio e televisão até que consegue um contrato discográfico com a Sony Music. Sendo ainda uma menina, publica o seu álbum de estreia. “Magia” (1991) inclui temas compostos pela menina entre os oito e os catorze anos. Apesar da pouca repercussão comercial do disco, a jovem desperta certo interesse entre o público colombiano e é seleccionada como representante nacional para o festival da canção Viña del Mar. Contudo, a sua idade inferior aos 16 anos impede-a de participar no concurso.

Em 1993 publica “Peligro”, de estilo mais de dança, que também obtém poucos efeitos vísiveis a nível de vendas. Shakira afasta-se momentaneamente do mundo e durante 1994 trabalha na série colombiana “El Oasis”. Contudo, a música é a sua grande vocação e em 1995 reaparece com “Pies Descalzos”. A recepção é amena, mas o posterior sucesso do single ‘Estoy Aqui’ favorece a descolagem comercial da colombiana, que começa a despontar como uma das futuras estrelas do pop latino.

O seu estilo original e pessoal proporciona-lhe muitos fãs na América e Espanha e aproveitando a corrente, em 1997, publica um álbum de remisturas. A confirmação da cantora/compositora tem como nome “Donde están los ladrones?”, que chega em 1998. O disco obtém vendas milionárias graças a singles como ‘Ciega, sordomuda’, que alcança também o mercado americano. Estas coisas têm de se aproveitar, e assim o passo seguinte de Shakira passa pela gravação de um concerto acústico para a série “Unplugged” da MTV. Em 1999 aparece no mercado um álbum com o melhor dessa actuação, realizada a 12 de Agosto em Nova Iorque e que mostra que a jovem é uma artista que vai mais além do fenómeno fanático, capaz de dar a volta às suas composições e adaptá-las ao formato acústico, para ganhar frescura e autenticidade. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.

As aventuras desta beleza colombiana prosseguem com “Laundry Service” (2001) e “Servicio de Limpieza”, lançamento duplo em inglês e castelhano. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e elevou-a ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público, à conta de singles como ‘Whenever, Wherever’, ‘Underneath Your Clothes’, ‘Objection (Tango)’ ou ‘The One’.

Em 2005 regressa com novo álbum , editado em duas etapas. “Fijación Oral -Volume 1” 1 chega em Junho e “Oral Fixation – Volume 2” saiu em Novembro do mesmo ano. O registo alcançou a marca respeitável de mais de 25 milhões de discos vendidos, muito por conta de singles como ‘Don’t Bother’, ‘Hips Don’t Lie’, com Wyclef Jean, ou ‘La Tortura’, com a participação especial de Alejandro Sanz.

Em 2009 lança “She Wolf”, quarto álbum em inglês. ‘La Loba’, interpretado em Espanhol, e ‘She Wolf’, em inglês, antecedem o lançamento do registo. ‘Dit It Again’ e ‘Gipsy’, este último com estreia mundial através da MTV a 26 de Fevereiro de 2010, são os outros singles do registo.

Shakira já actuou quatro vezes em Portugal: a primeira foi em Novembro de 2003, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, com a "Tour Of The Mongoose"; em Novembro de 2005 regressou para os prémios MTV Europa; em 2006 participou na segunda edição do Rock in Rio Lisboa; regressou a 4 de Abril de 2007 para um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde apresentou a "Oral Fixation Tour"; e virá a Portugal para novo concerto no Rock In Rio 2010.