Vampire Weekend

Vampire Weekend: últimos vídeos musicais

Lord Ullin's Daughter

Videoclip

I Don't Think Much About Her No More

Videoclip

Houston Dubai

Videoclip

This Life

Videoclip

This Life

Videoclip

Jerusalem, New York, Berlin

Videoclip

Flower Moon

Videoclip

Spring Snow

Videoclip

Vampire Weekend: Sobre

Comparados a artistas como Paul Simon ou The Walkmen , os Vampire Weekend fazem uma mistura de indie-rock com melodias e ritmos afro-pop divertidos.

Ezra Koenig (voz, guitarra), Rostam Batmanglij (teclados, guitarra, voz), Chris Baio (baixo) e Christopher Tomson (bateria) fundaram o grupo em 2006, na cidade de Nova Iorque, nos EUA, após terem terminado os estudos na Columbia University. O nome da banda é inspirado num filme que Koenig fez durante o seu ano de caloiro. Os primeiros concertos do coletivo foram, precisamente, no universo académico.

A palavra foi-se espalhando e a sonoridade unica dos Vampire Weekend foi ganhando seguidores. Rapidamente temas como ‘Oxford Comma’, um dos primeiros da banda, deram origem ao primeiro EP, uma edição de autor, gravada em vários locais, desde o dormitório da universidade a um celeiro.

O furor em torno do grupo alcançou um pico em 2007, quando a banda embarcou na sua maior tour até à data. No outono desse ano o grupo assinou com a XL Records. “Mansard Roof EP” marcou a estreia da banda pela discográfica. Seguiu-se o álbum homónimo de estreia, editado em 2008, que se estrearia no Top 20 americano e britânico, tornando-se um dos mais populares desse ano. Os Vampire Weekend celebraram o sucesso do registo – e de singles como ‘Mansard Roof’, ‘A-Punk’, ‘Oxford Comma’, ‘Cape Cod Kwassa Kwassa’ ou ‘The Kids Don't Stand a Chance’ - com uma digressão de cerca de dois anos. O single ‘A-Punk’ serviu de banda sonora à versão britânica da série “The Inbetweeners”, emitida pela MTV Portugal.

Do regresso a estúdio surgiu “Contra”, o segundo álbum, editado no início de 2010. ‘Cousins’ foi o single de avanço do registo, que a banda levou até ao palco do mítico MTV Unplugged, onde tocaram temas como ‘Cousins’, ‘Oxford Comma’ e ‘A-Punk’, entre outros. Seguiu-se uma digressão pela Europa e Canadá, com passagem por Portugal para dois concertos, no verão e no outono desse ano. ‘Giving Up the Gun’ foi o segundo avanço do registo e o respetivo vídeo contou com as participações de Joe Jonas, Lil Jon, RZA ou Jake Gyllenhaal. ‘Holiday’, o terceiro avanço, foi outro êxito. Em 2010 os VW foram nomeados para o MTV EMA de “Melhor Banda Alternativa” e em 2011 “Contra” foi indicado para o Grammy de “Melhor Álbum Alternativo”, prémio que perderam para “Brothers”, dos The Black Keys. Igualmente em 2011 foram nomeados para o Brit Award de “Melhor Grupo internacional” e para o “mtvU Woodie Award” de “Best Video Woodie”, por ‘Giving Up the Gun’.

Nos últimos meses de 2011 a banda voltaria a gravar e o resultado dessas sessões chegaria a público no início de 2013, quando os Vampire Weekend tocaram um par de novas canções – entre elas ‘Diane Young’ e ‘Ya Hey’ - no festival South By Southwest, nos EUA. Em março desse ano era editado o single duplo ‘Diane Young / Step’ e em maio era lançado “Modern Vampires of the City” , o terceiro álbum, descrito pelos próprios à MTV como a terceira e última parte de uma «trilogia», que começou em 2008, com a edição do álbum homónimo de estreia. A 12 de julho de 2013 ano os VW regressam a Portugal para apresentar o novo álbum no Optimus Alive.


Samuel Cruz