Alicia Keys

Alicia Keys: últimos vídeos musicais

Underdog

Videoclip

Underdog

Videoclip

Show Me Love

Videoclip

The Christmas Song

Videoclip

Time Machine

Videoclip

Show Me Love

Videoclip

Show Me Love

Videoclip

Show Me Love

Videoclip

Alicia Keys: últimos vídeos

If I Ain't Got You (VH1 Storytellers)

Vídeo

Not Even The King (VH1 Storytellers)

Vídeo

Brand New Me (VH1 Storytellers)

Vídeo

You Don't Know My Name (VH1 Storytellers)

Vídeo

Alicia Keys: Sobre

Os dotes musicais de Alicia Keys começaram a dar nas vistas quando ela tinha apenas cinco anos de idade.

Aos 16 anos, as suas qualidades extraordinárias permitiram-lhe terminar os estudos na escola de Artes Interpretativas de Manhattan. Assim que acabou, a Universidade de Columbia admitiu-a e mesmo tendo intenções de estudar, o seu desejo de concentrar-se numa carreira musical falou mais alto.

Nascida e criada em Manhattan e plenamente consciente da sua alma "antiga", apesar de viver num bairro marginal de Nova Iorque, Hell’s Kitchen, onde reinava Biggie e Jay Z, o talento de Alicia transformou-se numa estranha mistura com sabor a hip hop, aliada a letras sinceras e perspicazes. A cantora é também detentora de uma enorme força vocal, demonstrada nas suas actuações ao vivo, e é uma pianista com formação clássica.

Depois de disputas entre discográficas Alicia Keys assinou um contrato com a Arista Records, em 1998, e ,posteriormente, com Clive Davis e a J Records, e continuou a compor, produzir e gravar o primeiro álbum, que tinha começado a escrever aos 14 anos. As criações que surgiram no estúdio revelaram de imediato o talento da cantora e o potencial sucesso comercial. A primeira parte do álbum de estreia, “Songs In A Minor”, incluindo as faixas ‘Fallin’ e ‘Troubles’, foi composta e produzida por Alicia Keys, que colaborou, ainda, com Jermaine Dupri, em ‘Girlfriend’, e com Isaac Hayes. em ‘Rock Wit U’. Ao interpretar o tema ‘Fallin’ no programa “The Oprah Winfrey Show” nascia uma estrela.

A cantora passou os dez anos seguintes a colecionar discos de platina e a lotar concertos de digressões mundiais. Venceu 14 prémios Grammy, 5 American Music Awards, 4 MTV VMA e 3 EMA, entre muitos outros. Participou em filmes, lançou livros que chegaram aos tops de best sellers e liderou missões filantrópicas. Os álbuns “Songs In A Minor” (2001), “The Diary Of Alicia Keys” (2003), “As I Am” (2007) e “The Element Of Freedom” (2009) venderam mais de 30 milhões de unidades e deram a conhecer diversos êxitos, como ‘Fallin’’, ‘If I Ain’t Got You’, ‘No One’, ‘Karma’, ‘Superwoman’, ‘Doesn’t Mean Anything’ ou ‘Empire State of Mind (Part II)’, entre outros.

A realidade da vida acabou por "apanhar” a cantora, que perdeu a sua inspiração após o falecimento da avó. Depois disso separou-se do manager de longa data (Jeff Robinson), casou com o artista e produtor Swizz Beatz, com quem tever um filho, chamado Egypt. A partir destas experiências surgiu então uma nova e confiante Alicia e o quinto álbum de estúdio, “Girl On Fire”, no qual assume as rédeas da sua carreira. O primeiro single, o tema que dá título ao registo, foi apresentado ao vivo pela primeira vez nos MTV VMA 2012 e, posteriormente, nos MTV EMA.

«‘Girl On Fire’ é um tema sobre o encontrar da tua própria voz, sobre libertares-te e passares a confiar em ti e nos teus instintos», disse Alicia à MTV.

No sucessor de “The Element Of Freedom” (2009) Alicia trabalhou com Salaam Remi (The Fugees, Nas, Amy Winehouse), Babyface, Jeff Bhasker (Jay-Z, Beyoncé, Bruno Mars), Swizz Beatz, Dr. Dre, entre outros. Os britânicos Emeli Sandé (nos temas ‘Brand New Me’, ‘Not Even the King’ e ‘101’) e Jamie Smith, dos XX, bem como Bruno Mars (em ‘Tears Always Win’, o novo single), Frank Ocean (na faixa ‘One Thing’), Maxwell (no single ‘Fire We Make’); e John Legend (no tema ‘Listen To Your Heart’) também colaboraram com a norte-americana.

Em junho de 2013 a cantora lançou o CD e DVD "Storytellers". O programa – que estreou na MTV Portugal em dezembro de 2012 - foi filmado e gravado em Nova Iorque e Keys interpreta, clássicos como ‘No One’, ‘Fallin’, ‘You Don’t Know My Name’, ‘If I Ain’t Got You’ e ‘Empire State Of Mind (Part II)’ e as mais recentes ‘Brand New Me’, ‘Girl On Fire’ e ‘New Day’.

"Fazer parte do Vh1 Storytellers foi uma experiência divertida e gratificante", disse Alicia Keys, em comunicado. "Permitiu que eu pudesse fazer o que mais gosto quando atuo, que é interagir com o público e partilhar um pouco mais num ambiente intimista. Há uma história por detrás de cada música e eu pude realmente contar algumas delas", completou.

A 28 de junho de 2013 Alicia Keys regressou a Portugal, para um concerto na Meo Arena, em Lisboa, o quarto concerto no nosso país, após a estreia no Rock In Rio, em 2004, e depois de ter lotado o Pavilhão Altântico duas vezes, em 2008 e 2010.


Samuel Cruz