Arctic Monkeys

Arctic Monkeys: últimos vídeos musicais

You & I

Videoclip

Crying Lightning

Videoclip

Whyd You Only Call Me When Youre High

Videoclip

You & I

Videoclip

Black Treacle

Videoclip

I Bet You Look Good On The Dancefloor

Videoclip

Cornerstone

Videoclip

Crying Lightning, live in Valencia - World Stage

Videoclip

Arctic Monkeys: Sobre

Em finais de 2005 a imprensa britânica andava frenética. Uma banda de Shefffield conseguia elogios unânimes da crítica, apesar de não ter lançado ainda o álbum de estreia.

Alex Turner e Jaime Cook eram o núcleo da formação precoce, quando tinham apenas 20 anos. Em 2002 ambos receberam um par de guitarras por altura do Natal, presente esse que iria tornar-se na primeira semente de uma nova raça, o "macaco árctico"(Arctic Monkey). A formação ficaria completa com a incorporação de Andy Nicholson – posteriormente substituído por Nick O'Malley -, e Matt Helders como baixista e baterista, respetivamente.

Não é de estranhar que as influências do grupo venham de bandas como The Jam, The Clash ou os The Smiths já que o seu projeto combina ecos de várias gerações.

Entusiasmados pela troca de músicas na internet eles decidem colocar uma demo que consegue uma resposta positiva e inesperada por parte dos cibernautas. A partir daí a inquietude da imprensa britânica para encontrar a nova sensação do momento fez o resto. Os temas ‘Fake Tales of San Francisco’ e, sobretudo, ‘I Bet You Look Good on the Dancefloor’ foram, sem dúvida, uma excitante carta de apresentação. Tanto assim foi que a discográfica Domino - em plena fase de celebrações após o êxito dos Franz Ferdinand - propos-lhes um bom contrato. Após terem editado o primeiro single, ‘When The Sun Goes Down’, o início de 2006 viu a edição do primeiro álbum, “Whatever People Say I Am, That`s What I´m Not”.

Em março desse ano o grupo edita um DVD intitulado “Scummy Man”, com duas curtas-metragens realizadas por Warp Films. No DVD seguimos a história de Nina (Lauren Socha), a protagonista de ‘When The Sun Goes Down’. A obra foi rodada em 16 mm pelas ruas de Sheffield,no Reino Unido, escrita e realizada por Paul Frazer e fotografada por Danny Cohen. O papel do Scummy Man foi interpretado por Stephen Graham. Em Abril lançaram o EP “Who The Fuck Are Arctic Monkeys?”, que deu a conhecer o single ‘A View From The Afternoon’.

Seguiram-se “Favourite Worst Nightmare” (2007), “Humbug” (2009), “Suck It and See” (2011) e “AM” (2013). Desses trabalhos saíram hinos como ‘Brianstorm’, ‘Fluorescent Adolescent’, ‘Teddy Picker’, ‘Crying Lightning’, ‘Cornerstone’, ‘Suck It and See’, 'R U Mine?’ e ‘Do I Wanna Know?’ - premiado pela revista inglesa Q com o galardão de “Melhor Canção” - e ‘Why'd You Only Call Me When You're High?’.

Da lista de lançamentos dos Arctic Monkeys consta também um álbum gravado ao vivo em 2008, na emblemática sala de espetáculos Hammersmith Apollo, em Londres.

Entre os vários prémios conquistados pelo quarteto constam 5 Brit Awards, 1 Mercury Prize e 1 Ivor Novello e as nomeações para 2 Grammys e para vários MTV EMA, nomeadamente em 2013, nas categorias "Melhor Artista Alternativo" e "Melhor World Stage".

Os Arctic Monkeys já atuaram e foram convidados em vários programas da MTV, nomeadamente no MTV World Stage, Live with Zane, MTV Live, MTV Live Sessions e 45th At Night.


Samuel Cruz