Daft Punk

Daft Punk: últimos vídeos musicais

Face to Face

Videoclip

Derezzed

Videoclip

Digital Love

Videoclip

Burnin'

Videoclip

Aerodynamic

Videoclip

Technologic

Videoclip

Robot Rock

Videoclip

Rollin' & Scratchin'

Videoclip

Daft Punk: Sobre

Guy-Manuel de Homem Christo conheceu Thomas Bangalter em Paris, quando ambos andavam na escola, em 1987.

Em 1992, influenciados pelos Beach Boys, gravaram uma música sob o nome de Darlin'. Uma crítica da revista britânica Melody Maker qualificou a sua obra de "grupo Daft Punk (punk tonto)", um acaso que acabaria por dar nome ao projeto seguinte da dupla.

Cada vez mais influenciados pelos sons house provenientes do Reino Unido e dos EUA, assinaram com a escocesa Soma Records e, em 1994, editaram o single ‘The New Wave’. Contudo, foi o lançamento de 1995, uma canção extremamente viciante de techno-funk intitulada ‘Da Funk’, o responsável por aumentar em grande escala o sucesso dos Daft Punk, especialmente quando os Chemical Brothers descobriram o potencial do tema, durante as suas sessões de DJing. A reedição de ‘Da Funk’ pela Virgin Records e a edição posterior do álbum “Homework” (1997), aproximou os Daft Punk ao grande público. Temas como ‘Around The World’ e ‘Burnin’, do mesmo álbum, foram êxitos globais.

O alter ego de Bangalter, Stardust, foi responsável pelo êxito ‘Music Sounds Better with You’, um dos hinos do clubbing em 1998.

Por esta altura, a popularidade dos Daft Punk estava em alta, tal como a de outros grupos do movimento house, como os Air, Cassius e Dimitri from Paris.

Após terem definido novos horizontes com a sua estreia, a pressão acumulava-se para que os Daft Punk repetissem o êxito com o segundo álbum. Editado em 2001, “Discovery” mostrou ser um produto mais comercial, suavizando o house mais pesado da estreia com muito retro-pop melódico. ‘One More Time’, ‘Aerodynamic’, ‘Digital Love’ e ‘Harder, Better, Faster, Stronger’ ditaram o êxito do registo.

“Human After All”, o terceiro álbum do grupo, foi editado em 2005. O registo deu a conhecer os singles ‘Robot Rock’, ‘Technologic’, ‘Human After All’ e ‘The Prime Time of Your Life’.

Em 2007 editaram o album ao vivo “Alive 2007, premiado com os Grammys de “Best Electronic/Dance Album” e “Best Dance Recording”, por ‘Harder Better Faster Stronger’.

A dupla compôs depois a banda-sonora do filme “Tron: Legacy”, editada em 2010. O registo incluiu o single ‘Derezzed’, que teve estreia mundial exclusiva na MTV.

A banda é considerada uma das mais bem sucedidas de todos os tempos do território da eletrónica, tanto em termos comerciais como de crítica.

O quarto álbum de estúdio dos franceses, “Random Access Memories”, é editado em maio de 2013.



Samuel Cruz