Dido Florian Cloud de Bounevialle O'Malley Armstrong – mais conhecida simplesmente como Dido - nasceu a 25 de dezembro de 1971, no Reino Unido. É uma das artistas britânicas mais bem sucedidas de todos os tempos.
A cantora e compositora frequentou a Guildhall School of Music de Londres e aos dez anos já tocava flauta, piano e violino. Durante a adolescência ouvia a coleção de discos do irmão e música clássica.
A sua carreira começou em diversos grupos estabelecidos em Londres, antes de integrar os Faithless - banda do irmão Rollo Armstrong – para a qual fez coros e cantou o tema ‘Flowerstand Man’, do álbum de estreia “Reverence” (1996). Em simultâneo trabalhava e estudava Direito. Após as vendas milionárias de “Reverence” Dido andou em digressão com a banda durante 18 meses e participou no segundo álbum, “Sunday 8pm” (1998).
Por esta altura, a inglesa já escrevia o seu próprio material e reunia demos suficientes para fazer um álbum. Estas demos levaram a que assinasse um contrato com a Cheeky Records no Reino Unido e com a americana Arista Records, em 1999. Nesse mesmo ano era editado o seu álbum de estreia, “No Angel”, uma sábia combinação de elementos acústicos e eletrónicos, com produção de Rollo e Youth. O êxito do álbum não foi imediato e começou não na terra Natal, mas nos EUA, quando ‘Here with Me’ foi utilizado na banda sonora da série americana “Roswell” e ‘Thank You’ foi utilizado no filme “Sliding Doors”, protagonizado por Gwyneth Paltrow. Mas foi quando quando o rapper Eminem usou um sample de ‘Thank You’ no tema ‘Stan’ que "No Angel" se tornou um êxito nos dois lados do Atlântico, com vendas superiores a 20 milhões de unidades em todo o mundo e rendendo-lhe o
MTV EMA de
“Best New Act” em 2001. Além de ‘Here With Me’ e ‘Thank You’ o tema ‘Hunter’ – que Dido interpretou ao vivo nos
MTV EMA 2001 – foi outro êxito do registo, que incluiu também as faixas ‘Don’t Think Of Me’ e ‘All You Want’.
Em 2002 Dido voltou a unir-se aos Faithless para cantar no tema ‘One Step Too Far’, do álbum “Outrospective”.
Um ano depois era editado “Life for Rent”, álbum que representou novo êxito junto da crítica e público, muito por conta dos singles ‘White Flag’, ‘Life for Rent’, ‘Don’t Leave Home’ e ’Sand In My Shoes’.
O êxito de "No Angel” (1999) e “Life For Rent” (2003) foi tal que integram ambos a lista dos discos britânicos mais vendidos de sempre, bem como o Top 10 dos álbuns mais vendidos entre 2000 e 2010.
O terceiro álbum de estúdio da cantora, “Safe Trip Home” foi editado em 2008 e aclamado pela crítica não alcançando, no entanto, o sucesso dos antecessores junto do público. O registo foi gravado entre Los Angeles e Londres, com produção da própria Dido e de Jon Brion (Fiona Apple, Kayne West, Rufus Wainwright, The Eels) e Ark (Faithless). O álbum foi apresentado pelo single ‘Don’t Believe in Love’. Aquando da edição a britânica convidou vários realizadores para dirigir 11 curtas-metragens, tantas quantas as músicas do álbum, entre eles Cristina Miranda, uma realizadora portuguesa radicada em Londres, que gravou o vídeo da faixa ‘The Day Before The Day’ na Nazaré.
Em 2010 Dido cedeu o tema ‘Everything to Lose’ para a banda Sonora do filme “Sex and the City 2”.
No ano seguinte a cantora foi mãe do pequeno Stanley, nome inspirado no tema ‘Stan’, do rapper norte-americano
Eminem, música que inclui um sample da faixa ‘Thank You’ (do álbum "No Angel") e que lançou a cantora para o estrelato em 2001. O polémico vídeo do tema ‘Stan’ conta com a participação de Dido e foi nomeado para
“Vídeo do Ano”, “Melhor Vídeo Rap”, “Melhor Vídeo Masculino”, “Melhor Realização” e
"Melhor Cinematografia” nos
MTV VMA 2001.
A gravidez levou a que Dido cancelasse a sua atuação nos Óscares em 2011, ano em que a voz de ‘Life For Rent’ estava nomeada na categoria de “Melhor Música”, por ‘If I Rise’, uma parceria com A. R. Rahman e Rollo Armstrong, incluida na banda sonora do filme “127 Horas”.
Durante a sua carreira a inglesa foi nomeada para um total de
11 MTV EMA e
10 MTV VMA. Além disso foi distinguida com 4 prémios Brit e 1 Ivor Novello.
Em março de 2012 Dido editou o álbum “Girl Who Got Away”. No seu terceiro trabalho, apresentado pelo single ‘No Freedom’, a britânica voltou a trabalhar com o irmão Rollo Armstrong, que produziu a maioria dos 11 temas do registo. Brian Eno, Jeff Bhasker, Rick Nowels e Greg Kurstin foram outros colaboradores do registo, bem como o rapper
Kendrick Lamar, que participa no tema ‘Let Us Move On’.
Samuel Cruz