FKA twigs

FKA twigs: Sobre

FKA twigs é um curioso e inovador projeto musical de Tahliah Barnett, uma artista britânica com raízes jamaicanas. A sua eletrónica etérea cruzada com R&B evoca o trabalho de artistas como Tricky, Massive Attack ou The xx.
 
A jovem cresceu no campo, estudou ballet e deu voz a algumas músicas que gravou num estúdio, na Jamaica. Aos 16 anos Twigs – cujo nome artístico está relacionado com a forma estridente como ela consegue estalar os seus ossos – começou a dedicar-se à escrita de canções mais a sério.
 
Quando tinha 17 anos mudou-se para Londres, para se dedicar a uma carreira na dança e participou em vídeos de Jessie J, Ed Sheeran, Kylie Minogue e Taio Cruz, entre outros, percebendo rapidamente que o que realmente queria era dedicar-se profissionalmente à música.
 
Enquanto trabalhava num bar, Twigs passava tanto tempo quanto conseguisse em estúdio, a trabalhar no seu primeiro EP, "EP1", que editou em 2012. Após ter mudado o nome artístico para FKA twigs ela lançou o "EP2" em 2013, com produção de Arca, colaborador de Kanye West.
 
Em agosto de 2014 foi lançado "LP1", o aclamado primeiro álbum de FKA twigs, um espelho da sua enorme creatividade, e elevou-a ao estatuto de "obsessão global". O registo foi antecipado pelo single 'Two Weeks' e inclui colaborações de Arca, Dev Hynes, Sampha e Paul Epworth. "LP1" rendeu à artista a nomeação para o prémio BBC Sound of 2014, que Sam Smith venceu, e para o Mercury Prize de "Melhor Álbum Britânico de 2014", ganho pelos Young Fathers. O Spotify escolheu-a para a lista "Spotlight on 2014", a revista Billboard incluiu-a nos "14 Artists to Watch in 2014", a Pitchfork incluiu "LP1" na lista dos "100 Melhores  Álbuns da Década Até à Data" e está nomeado para o Grammy de "Best Recording Package" .
 
«Para mim o mais importante é a música. (...) Adoro fazer música, adoro realizar, adoro produzir, adoro fazer vídeos e trabalhar com pessoas talentosas, para que possamos todos criar coisas novas e ser felizes», disse FKA twigs à MTV.
 
Em janeiro de 2015 a MTV estreia em exclusivo mundial o vídeo de 'Pendulum', mais um single de  "LP1". Este vai certamente ser mais um grande ano para FKA twigs


Samuel Cruz