Goo Goo Dolls

Goo Goo Dolls: últimos vídeos musicais

Better Days

Videoclip

Black Balloon

Videoclip

Before Its Too Late

Videoclip

Better Days

Videoclip

Before Its Too Late

Videoclip

Goo Goo Dolls: Sobre

"Não te queimes com a tua estrela da sorte" - Goo Goo Dolls na canção Lucky Star do álbum Superstar Car Wash.É difícil para alguém não adorar os Goo Goo Dolls, sendo três rapazes de classe média de Bufallo que formaram uma banda de punk em 1985. Fazendo homenagem à tradição punk, não chegaram êxito até terem feito sacrifícios. Por quase 10 anos, os Goo cansaram-se de fazer digressões pelo circuito dos pequenos bares americanos antes de arrasar no panorama com a balada nostálgica chamada Name que as discográficas não queriam lançar, nem como single.Muitas vezes comparados com as bandas americanas de punk como os Replacements e Husker Du, os Goo Goo Dolls duraram mais que os seus semelhantes para chegar ao estrelato com álbuns multi-platino, lançamentos individuais de sucesso, nomeações para Grammys, aparições em televisão(desde o espectáculo de crianças, Rua Sésamo até ao espectáculo político Politically Incorrect) e grandes actuações mundialmente. Houve dificuldades típicas por qual todas as bandas de rock passam, como batalhas legais com discográficas anteriores, mudanças de baterista e até um episódio de impedimento para escrever. Mas os amigos desde a adolescência Johnny Reznick e Robby Takac; juntamente com Mike Malinin, que substituiu o baterista original George Tutuska de A Boy Named Goo de 1985, manteve uma atitude tranquila com uma imagem normal às das outras pessoas, o que lhes deu milhões de fãs mundialmente após os êxitos como Name e Iris.Há mais de cinquenta sites na Internet exclusivamente dedicados ao grupo com nomes como The World of Goo, Dizzy Up the Web e Abstract Goo. A maioria coordenada por fãs que proclamam a sua lealdade ao grupo com frases do tipo, "salvaram-me a vida", cheios de testemunhos onde e quando descobriram os Dolls.Apesar da visibilidade do grupo na MTV e VH1 e a classe de Reznick como um galã de rock, os Goo Goo Dolls mantiveram-se surpreendentemente acessíveis, balançando na ténue fronteira entre o grunge e a sua imagem terna. No programa da MTV chamado Bioryhthm, fizeram um regresso triunfante à sua cidade natal de Buffalo e foram bem-vindos de uma maneira eufórica, enquanto o programa da VH1 chamado Behind the Music, mostrou-os como uma excepção às histórias comuns do espectáculo: drogas e decadência.Não era que os Goo Goo Dolls não tivessem problemas, o que faz com que os fãs se relacionem ainda mais com eles. É este triunfo sobre a adversidade, a aparência que lhes traçou o destino, que deu à banda o seu poder emocional. Por muito que o principal cantor/autor da banda Reznick mostrasse o seu cinismo, como por exemplo, quanto ataca a influência dos meios de comunicação vastos com canções como Flat Top e Ain`t That Unusual, as canções de Takac observam o passado com um sentido de melancolia e arrependimento, como em Impersonality ou January Friend.As canções mais identificadoras dos Goo, Name, Iris, Dizzy e Slide, oferecem um optimismo romântico misturado com a tristeza de saber que o mundo nunca será como nos nossos sonhos. Ou como Reznick disse em Name: Por muito que esse momento me escapou/não posso voltar atrás agora.Os Goo Goo Dolls viram os seus sonhos tornarem-se realidade, mas sem pagar o seu preço. Gravaram uma série de álbuns independentes com atitude: Goo Goo Dolls lançado em 1987, pela discográfica Mercenary/Celluloid e Death/Enigma por Jed.Este último contava com os serviços do vocalista Lance Diamond dos bares de Buffalo, que se queixa do seu papel em I Can Never Take the Place Of Your Man de Prince, no qual os Goo interpretaram no seu terceiro álbum, 90`s Hold Me Up, o seu primeiro lançamento para a empresa Metal Blade.Este álbum começou a chamar a atenção dos críticos para o grupo e cristalizou a sua atitude. O seu quarto álbum Superstar Car Wash representou um salto das discográficas pequenas às discográficas maiores, pela simples razão que a Warner Bros. comprou Metal Blade para distribuição. A banda confrontou as comparações com os Replacements ao fazer furor na colaboração com o líder da banda, o famoso Paul Westberg, na obra cheia de cordas e tipo hino We Are the Normal, uma autocrítica à atitude anti-estrela da banda. Com o novo baterista Mike Malinin, a banda descobriu que os seus velhos fãs estavam cansados do comercial do álbum mas fãs novos suficientes deram-lhes as boas-vindas e fé para o futuro.Apesar das críticas referentes, Superstar Car Wash vendeu-se muito mal e quando saiu A Boy Named Goo em 1995, o outrora operário Reznick já considerava uma mudança de carreira, dizendo à revista Guitar World:"Não quero ser uma pessoa de 35 anos a tocar em bares. É muito triste ver estes tipos com 40 anos que ainda pensam que vão conseguir um contrato discográfico: o castelo, as mulheres e tudo esse lixo".Num incidente estranho e fortuito do destino que mandou os Goo Goo Dolls à realeza do rock, a discográfica do grupo nunca quis lançar o sucesso que os pôs no radar, Name, como um lançamento individual. Em vez de Name, Only One e Flat Top foram destinados à rádio, mas foi só quando a influente rádio de Los Angeles KROQ começou a tocar Name que o álbum se tornaria platino.À medida que o álbum foi subindo nos rankings, a banda encontrou-se numa batalha legal de nove meses com a discográfica Metal Blade por não pagar a percentagem devida, deixando-os virtualmente na bancarrota. A sentença foi eventualmente resolvida fora do tribunal e os Goo Goo Dolls ficaram directamente na Warner Bros. mas a pressão afectou Reznick, que logo diria aos membros da imprensa que sofrera um bloqueio de escrita extremo e isso impediu-o de escrever música. A nova empresa que representava o grupo, Atlas/Third Rail, que também representava Alanis Morrissete, conseguiu que o grupo fosse contratado para escrever uma canção para o filme Cidade dos Anjos com Nicholas Cage e Meg Ryan. O resultado foi a primeira canção do grupo que chegou ao mais alto dos rankings, Iris. Era uma canção com prantos de amor que quase reflectiam o desejo de Reznick em encontrar algo mais do que fama e fortuna. "E não quero que o mundo me veja/porque acho que não vão compreender/Quando está tudo pronto para se quebrar/Apenas quero que me vejas como sou".Evidentemente, quando Reznick renunciou ao conceito da busca da fama, Iris tornou-se no seu sucesso maior, estando nomeados para três Grammys como álbum do ano e melhor apresentação pop por um duo ou grupo. Por muito que os Goo Goo Dolls não ganharam nada nesses prémios, o produtor do álbum, Rob Cavallo, ganhou o Grammy como produtor do ano. A canção também recebeu a designação da VH1 como a melhor canção de um filme desde sempre e como a canção número 3 da década.Quando Dizzy Up the Girl saiu logo em 1998, a banda tinha chegado ao completo estrelato rock. Logo, venderam os êxitos individuais Slide e Black Balloon, este último a receber outra nomeação para um Grammy como melhor apresentação do rock por um duo ou grupo.Através de todos os seus sucessos, Reznick manteve uma humildade dada pelo carinho dos fãs. Enquanto fazendo de anfitrião do programa The List na VH1; o qual identifica os grupos mais promissores a ser lendas futuras; Reznick fez todos os possíveis para não nomear o seu como um. Durante uma entrevista antes dos Grammys nesse ano, deu crédito às influências como Husker Du e os Replacements, maravilhando os Goo Goo Dolls sobreviveram quando outros não fizeram. É uma estrela de rock sem a atitude comummente associada com eles. Quando a banda recentemente apareceu no programa de crianças Rua Sésamo, não teve nenhum problema em mudar a letra do seu sucesso Slide a Pride dirigido ao jovem público do programa com frases como "Ajuda a tua mamã a cozinhar uma tarte/Caíste e não choraste".E se alguns dos críticos pensam que o grupo abandonou toda a sua credibilidade no mundo underground, Reznick não contradiz: "O que me orgulha mais nos Goo Goo Dolls é que não foi arranjado por um produtor ou por um empresário discográfico", disse a uma revista de música da Austrália, "mas foi montado por três tipos na universidade que queriam fazer barulho e divertir-se".Para os Goo Goo Dolls, foi o que sempre se passou.