Janelle Monae

Janelle Monae: últimos vídeos musicais

Screwed (feat. Zoë Kravitz)

Videoclip

Heroes

Videoclip

Q.U.E.E.N.

Videoclip

Primetime

Videoclip

Dance Apocalyptic

Videoclip

Electric Lady

Videoclip

Tightrope (Wondamix) [feat. B.o.B and Lupe Fiasco]

Videoclip

Tightrope (feat. Big Boi)

Videoclip

Janelle Monae: Sobre

Natural do Estado do Kansas, nos EUA, e oriunda de uma família de classe média, Janelle Monáe Robinson aprendeu a cantar na igreja, quando ainda era criança e, logo nessa altura, viu na música uma arma.

Em 2004 muda-se para Nova Iorque, mas logo faz as malas e ruma a Atlanta, cidade conhecida como a nova Motown. É aí que conhece Antwan “Big Boi”, da dupla Outkast, que a convida para participar no álbum “Idlewild”. Nesta altura, ninguém adivinharia que a jovem iria atingir tão rapidamente o estatuto de diva e comparações a referências históricas, como James Brown ou Aretha Franklin.

Verdadeira visionária, Monáe criou a personagem Cindy Mayweather, para o seu primeiro trabalho, o EP “Metropolis: The Chase Suite” (2007), parte inicial da saga de Mayweather, com produção assinada por Big Boi, que deu a conhecer o single ‘Many Moons’. A história da personagem androide personificada por Janelle teve a sua continuação no álbum “The ArchAndroid”, editado em 2010, aclamado pelo público e crítica e nomeado para “Best Contemporary R&B Album” na 53a edição dos prémios Grammy, em 2011, a mesma em que ‘Tightrope’, um dos singles do registo, foi nomeado para “Best Urban/Alternative Performance”. Monáe atuou na mesma gala, ao lado de Bruno Mars e B.o.B, com quem cantou ‘Nothin' On You’ e ‘Cold War’, esta última outro dos singles de “The ArchAndroid”.

Em palco Janelle Monáe é explosiva e transporta para os concertos a genialidade do seu reportório discográfico. As suas canções ricas de arranjos orquestrais têm o swing do jazz, os ritmos do funk, e a energia do rock, tudo numa combinação singular. Prova disso foram os concertos da cantora em Portugal, nos festivais Super Bock em Stock 2010, e Sudoeste 2011.

Em 2012 é editado o tema ‘We Are Young’, música da banda fun. com a participação de Monáe. O tema foi apresentado pelo grupo e cantora, ao vivo, nos MTV Movie Awards desse ano e alcançou o Nº1 do top americano. A canção foi nomeada para os MTV VMA de “Best New Artist” e “Best Pop Video”, em 2012.

Em 2013 Monáe lança o segundo trabalho de originais, “The Electric Lady”. As expetativas altas são alimentadas logo com o primeiro single, ‘Q.U.E.E.N.’, editado em antecipação ao registo, com a participação de Erykah Badu.





Samuel Cruz