Jewel

Jewel: últimos vídeos musicais

Body On Body

Videoclip

Again & Again The N Cutdown

Videoclip

Jewel Performs 'You Were Meant for Me' & 'Who Will Save Your Soul'

Videoclip

Jewel: últimos vídeos

Cribs | 206 | 1min clip4

Vídeo

Cribs | 206 | 2min clip1

Vídeo

Cribs | 206 | promo

Vídeo

Cribs | Ep. 206 | Jewel

Vídeo

Jewel: Sobre

Jewel Kilcher, mais conhecida apenas como Jewel, é uma cantora, autora, produtora e atriz americana, nascida a 23 de maio de 1974, em Homer, no Alaska. Até à data recebeu 4 indicações aos Grammys e 6 nomeações aos MTV VMA, das quais venceu uma.

A aventura de Jewel no universo musical começou era ela ainda muito nova, com atuações para turistas em Homer. Quando os pais se divorciaram a cantora ficou à guarda do pai, com quem andou em digressão pelos EUA.

Ainda adolescente, frequentou a Interlochen Fine Arts Academy, no Michigan, onde colocou pela primeira vez em prática o seu talento para a composição. Depois de ter completado os estudos nessa instituição foi morar com a mãe em San Diego e, após ter trabalhado durante algum tempo, decidiu dedicar-se à música a tempo inteiro. A jovem saiu da sua zona de conforto e foi morar numa carrinha, enquanto tentava dar concertos onde podia. Rapidamente construiu uma legião de fieis seguidores o que, posteriormente, se traduziu num contrato com a Atlantic Records, editora através da qual acabou por lançar o álbum de estreia, “Pieces of You”, no início de 1995. O registo não foi um êxito imediato, no entanto Jewel e a Atlantic trabalharam-no afincadamente, com a cantora a percorrer os EUA em digressão e a discográfica a lançar singles que acabaram por chamar a atenção cerca de um ano após a edição do álbum. Foi o que aconteceu com ‘Who Will Save Your Soul’, ‘You Were Meant for Me’ e ‘Foolish Games’. O registo acabou por alcançar a marca memorável de 12 Platinas nos EUA, tornando-se num dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Em 1996 a cantora foi nomeada aos MTV VMA de “Best Female Video” - por ‘Who Will Save Your Soul’ - e “Best New Artist” e em 1997 foi indicada novamente nas categorias “Viewer's Choice”, “Video Of The Year” e “Best Female Video” – por ‘You Were Meant For Me’ - tendo ganho na de “Best Female Video”. Nesse mesmo ano Jewel interpretou ‘Angel Standing By’ no palco dos VMA.

Após o sucesso de “Pieces Of You’, que Jewel apresentou no mítico “MTV Unplugged”, foi lançada “Night Without Armor”, uma compilação da sua poesia.

Em 1998 chegava ao mercado o segundo álbum, “Spirit”, tão ou mais sentimental do que o antecessor. O registo deu a conhecer diversos singles, entre eles ‘Hands’, ‘Down So Long’, ‘What's Simple Is True’, ‘Jupiter (Swallow The Moon)’ e ‘Life Uncommon’.

Seguiu-se o álbum de Natal “Joy: A Holiday Collection”, em 1999, e “Chasing Down the Dawn”, um álbum de poesia, que acompanhou o livro com o mesmo nome, em 2000. Sensivelmente por esta altura a cantora foi convidada do primeiro episódio do “MTV Cribs”.

Em 2001 Jewel editava “This Way”, que incluiu temas como ‘Standing Still’, ‘Break Me’, ‘This Way’ e ‘Serve The Ego’. O registo, que alcançou a marca de Platina em vários países, deu a indicação de que, além da pop/folk, Jewel também gostava de eletrónica, com uma remistura de ‘Serve the Ego’ a chegar ao Nº1 do top americano de música de dança em 2002.

Ainda assim, fãs e crítica ficaram surpreendidos quando foi editado o álbum “0304” em 2003, registo com uma orientação mais pop do que os seus antecessores. Nesta altura Jewel assumiu uma imagem bastante mais feminina e arrojada. ‘Intuition’, ‘Stand’ e ‘2 Become 1’ foram os singles do registo, que chegou ao Nº2 nos EUA e alcançou a marca de Ouro em diversos países. No mesmo ano a cantora foi uma das “Vh1 Divas”, espetáculo no qual interpretou vários temas, entre eles ‘Proud Mary’ em dueto com Beyoncé.

A nova imagem da cantora não durou muito e Jewel regressou às raízes folk e ao visual mais discreto com o album “Goodbye Alice in Wonderland”, editado em 2006. Desse registo foram extraídos os singles ‘Again and Again’, ‘Good Day, ‘Only One Too’ e ‘Stephenville, TX’, que não alcançaram, no entanto, o nível de êxito de lançamentos anteriores.

Em 2007 a voz de ‘Who Will Save Your Soul’ foi protagonista de um “MTV Punk’D” da era Ashton Kutcher.

Jewel enveredou depois por uma sonoridade mais country, nos álbuns “Perfectly Clear” (2008) e “Sweet and Wild”, bastante aclamados no universo da música Country.

A cantora lançou posteriormente os álbuns para crianças "Lullaby" (2009) e "The Merry Goes 'Round" (2011).

No início de 2013 a norte-americana editou o álbum de retrospetiva de carreira “Greatest Hits”, que reuniu clássicos como ‘Foolish Games’, ‘You Were Meant For Me’, ‘Who Will Save Your Soul’ e ‘Hands’, novas versões de ‘Foolish Games’ – em dueto com Kelly Clarkson – e ‘You Were Meant For Me’ – interpretado em parceria com Pistol Annies -, bem como ‘Two Hearts Breaking’, um novo single.


Samuel Cruz