Kanye West

Kanye West: últimos vídeos musicais

Good Morning

Videoclip

Heard 'Em Say

Videoclip

Touch The Sky

Videoclip

Wash Us In The Blood

Videoclip

I Love It (feat. Adele Givens)

Videoclip

Jesus Walks

Videoclip

The New Workout Plan

Videoclip

Heard 'Em Say

Videoclip

Kanye West: últimos vídeos

MTV News Online Bulletin Featuring Kimye And Poltergeist

Notícias

MTV News Online Bulletin Featuring Lethal Bizzle And Bella Thorne

Notícias

EMA 2006 | Best Red Carpet Moments | Kanye West

Vídeo

2010 EMA | Vignette | Global Icon Award.

Vídeo

2010 EMA | Redcarpet (Part 16) | 30 Seconds to Mars "Hurricane" Special Guest Kanye West | Live Performance

Vídeo

2010 EMA | Red Carpet | 30 Seconds to Mars and Kanye West perform

Vídeo

2010 EMA | Redcarpet (Part 8) | 30 Seconds to Mars "Hurricane" Special Guest Kanye West | Live Performance

Vídeo

EMA Spotlight | Best Male Artist

Vídeo

Kanye West: Sobre

Kanye West é um dos artistas mais prolíficos, admirados e polémicos dos nossos dias. Gaba-se de uma carreira resplandecente como intérprete e produtor, repleta de êxitos de vendas e vários prémios.

O rapper nasceu em Atlanta, em 1977, mas mudou-se para Chicago com apenas três anos de idade. A sua infância não foi a típica de um rapaz afro-americano de um bairro marginal, visto que os pais, Ray e Donda, usufruíam de um estatuto de classe média sem problemas económicos o que, sem dúvida, facilitou o acesso de Kanye a uma boa educação, tendo chegado à universidade, após a passagem por uma escola de artes em Chicago, muito embora tenha desistido dos estudos para se dedicar à música.

O estilo de Kanye West enquanto produtor e intérprete baseia-se na remistura de samples com instrumentação e vozes reais. Trabalha com as bases do R&B clássico, arranjos de cordas e remisturas de coros provenientes da soul. E, com isto, encontra o nicho perfeito para fazer rap. A mistura funciona às mil maravilhas e tem sido reconhecida com muitos prémios importantes, tanto como produtor (The Game, Alicia Keys, Jay-Z, Dilated Peoples, Eminem, Ludacris e muitos outros) como enquanto intérprete, entre eles vãrios Grammys, 3 MTV VMA, 2 MTV EMA, 1 MTV Annual Hottest MC, 1 MTV Platinum Video Plays Award e 1 MTV U Woodie Award, entre outros.

O seu primeiro single, ‘Through the Wire’, abriu caminho para o álbum de estreia, “The College Dropout”, editado em fevereiro de 2004. Mas foi o seu segundo trabalho, “Late Registration”, de 2005, que o confirmou em definitivo como estrela. Seguiram-se "Graduation" (2007), "808s & Heartbreak" (2008), "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" (2010), “Watch the Throne " com Jay-Z (2011) e "Yeezus" (2013). Desses registos saíram singles como ‘All Falls Down’, ‘Jesus Walks’, ‘Diamonds from Sierra Leone’, ‘Gold Digger’ (featuring Jamie Foxx), ‘Heard 'Em Say’ (featuring Adam Levine), ‘Touch the Sky’ (featuring Lupe Fiasco) , ‘Stronger’, ‘Good Life’, ‘Flashing Lights’, ‘Homecoming’ (featuring Chris Martin), ‘Love Lockdown’, ‘Heartless’, ‘Paranoid’, ‘Runaway’, ‘Power’, ‘All of the Lights’ (featuring Rihanna), ‘Otis’ (with Jay-Z, featuring Otis Redding), ‘Niggas in Paris’ (with Jay-Z) ou ‘BLKKK SKKKN HEAD’, entre outros.

Contudo, Kanye não é apenas conhecido graças às suas produções próprias e trabalhos para outros, nem sequer por ser um dos artistas com mais prémios ganhos nos últimos anos mas, tambémm por ser uma das figuras públicas norte-americanas mais polémicas. A religião tornou-se numa das suas principais fontes de inspiração. ‘Jesus Walks’, um dos seuas temas mais emblemáticos é um bom exemplo disso. Também nesse sentido, West protagonizou uma notícia polémica na revista Rolling Stone, em Janeiro de 2006, na qual apareceu com uma imagem semelhante à de Jesus com a coroa de espinhos e se autoproclamou poeta da tradição oral da Bíblia. A administração central norte-americana, de Reagan a Bush Jr, tem sido frequentemente alvo das suas críticas, lançadas devido ao lugar de destaque que West detém junto dos meios de comunicação. Noutra ocasião um seu familiar confessou-lhe que era gay, algo que fez com que reformulasse a atitude homofóbica do hip hop, comparando a luta homosexual pelos seus direitos com a da população negra pelos direitos civis.

Três vezes vencedor de MTV VMA, West protagonizou algumas das atuações mais memoráveis e visualmente impressionantes, incluindo a apresentação de 2011 do tema ‘Otis’, do álbum “Watch The Throne”, editado a meias com Jay-Z, cuja digressão se tornaria na mais rentável da história do hip-hop; a encenação teatral e recheada de efeitos de ‘Runaway’, em 2010; a estreia de ‘Love Lockdown’, em 2008; o “mash up” de ‘Stronger’ e ‘Good Life’, em parceria com T-Pain, em 2007; o mega hit ‘Gold Digger’, com Jamie Foxx, em 2005; e a estreia nos MTV VMA, em 2004, com o medley ‘Jesus Walks/All Falls Down/Through The Wire’, acompanhado pela icónica Chaka Khan. Em 2013 o rapper regressa ao palco da cerimónia da MTV, onde se apresentará pela sétima vez, entrando para a história dos prémios, ao igualar Madonna como os artistas com mais atuações na história dos VMA.