Keane

Keane: últimos vídeos musicais

This is the Last Time

Videoclip

Somewhere Only We Know

Videoclip

Somewhere Only We Know

Videoclip

Somewhere Only We Know - Live at Brixton Academy

Videoclip

Somewhere Only We Know

Videoclip

Bedshaped

Videoclip

Is It Any Wonder?

Videoclip

The Journey: Episode 4 - Richard

Videoclip

Keane: Sobre

Tim Rice-Oxley (baixo, guitarra e voz), Dominic Scott (guitarra e voz) e Richard Hughes (bateria) formaram os Keane em meados dos anos ’90. Em 1997 Tom Chaplin (voz e guitarra) passa a integrar a banda. Em 1999, os quatro rapazes instalam-se em Londres e em princípios do ano seguinte editam o seu primeiro single, ‘Call Me What You Like’, ao qual se seguiu ‘Wolf at The Door’, em 2001. Por esta altura Dominic Scott abandona a formação. Em vez de procurarem um substituto, os Keane seguem em frente e definem-se como um trio de pop/rock sem guitarras.

Em 2003 editam os singles ‘Everybody’s Changing’ e 'This Is The Last Time' que, graças à sua boa difusão radiofónica, despertam o interesse de várias editoras discográficas, o que resulta no lançamento do álbum de estreia, “Hopes and Fears”, já em 2004, com o carimbo da Interscope. Nomeados para “Artista Revelação” nos MTV EMAs , em 2004, os Keane viriam a vender cinco milhões de unidades do primeiro álbum e receberam diversos prémios, entre os quais o Ivor Novello de “Música do Ano”, por ‘Everybody's Changing’, e dois Brit Awards, de “Melhor Revelação Britânica” e “Melhor Álbum Britânico”. Além dos dois primeiros singles, também ‘Somewhere Only We Know’, ‘Bedshaped’ e ‘Bend And Break’ contribuíram para o êxito do primeiro álbum.

Em Dezembro de 2005 deram por concluídas as sessões de gravação do segundo registo, “Under the Iron Sea”, editado já em 2006. Do registo foram extraídos diversos singles, como ‘Is It Any Wonder?’, ‘Crystal Ball’, ‘Nothing In My Way’ ou ‘A Bad Dream’. Com o segundo álbum a dar cartas os Keane atuaram no MTV Day, em Madrid, em junho de 2006. No mesmo ano foram nomeados aos MTV EMAs, nas categorias “Melhor Artista Rock” e “Melhor Grupo”.

Em 2008 lançam “Perfect Symmetry”, álbum de “poptimismo colorido” que deu a conhecer temas como ‘Spiralling’, votada Canção do Ano 2008 pela revista Q, ‘The Lovers Are Losing’ ou ‘Perfect Symmetry’. O álbum foi promovido com uma nova digressão mundial.

Após uma pausa lançam o EP “Night Train” em maio de 2010. O título do EP - gravado enquanto o grupo realizava a digressão do álbum “Perfect Symmetry” - foi inspirado no meio de transporte favorito da banda durante as digressões. Este lançamento incluiu um total de oito faixas, entre as quais ‘Stop For A Minute’, uma colaboração com o rapper K'Naan.

Em maio de 2012 a banda regressa às edições, com o álbum “Strangeland”, que conta com produção de Dan Grech (Radiohead, The Vaccines, Howling Bells, Lana del Rey). Quando anunciaram o lançamento deste álbum, os britânicos revelaram que passaram a ser um quarteto, já que o baixista Jesse Quin, que colaborou com Rice-Oxley no projeto Mt. Desolation, se juntou-se agora ao grupo.