Lady Gaga

Lady Gaga
  • Stefanni Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady GaGa, [... mais]

Comentários

Telephone (Long Version)

Beyoncé
The Fame Monster

Stefanni Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como Lady GaGa, nasceu a 28 de março de 1986, em Nova Iorque, nos EUA.

Quando era miuda frequentou a escola privada “Convento do Sagrado Coração”, onde aprendeu a tocar piano. Aos 17 anos foi estudar música para a Universidade de Artes de Nova Iorque.

A Stefani Germanotta Band foi a sua primeira aventura musical, antes ainda de adotar o nome artístico Lady GaGa, inspirado na canção 'Radio GaGa', dos Queen. Em 2006 o projeto lançou o EP “Red and Blue”.

Antes de se aventurar em nome próprio e de se transformar num ícone de estilo, tanto nas gravações musicais, como na moda, atuações ao vivo e vídeos de música, Lady GaGa escreveu canções para artistas da Interscope, como as Pussycat Dolls.

'Just Dance' foi o primeiro single da cantora, inserido em “The Fame”, o álbum de estreia, de 2008, que viria a vender mais de 15 milhões de unidades em todo o mundo. Logo o mundo ficou de olhos postos nesta excêntrica artista e nas suas apresentações ao vivo tão luxuosas, como divertidas, assumidamente inspiradas em grandes ícones dos anos 80, como David Bowie, Madonna, Michael Jackson, Queen ou Cyndi Lauper. Os singles 'Poker Face', 'Love Game' e 'Paparazzi' colocaram Lady GaGa em definitivo na linha da frente do universo pop.

Em 2009 a cantora reeditou o álbum de estreia com vários extras. “The Fame Monster” incluiu as novidades ‘Bad Romance', 'Telephone' – um dueto com Beyoncé - e 'Alejandro', que confirmaram que esta nova artista tinha vindo para ficar. A aparição nos MTV VMA 2010 vestida de carne da cabeça aos pés e a atuação ao vivo do single ‘Bad Romance’ na mesma cerimónia ficaram para a história como um dos momentos mais marcantes da MTV e da própria história da música.

Em 2011 a “mother monster” regressou às edições com “Born This Way” que, na altura, bateu o recorde do iTunes para o álbum mais rápido a chegar ao #1, logo no dia da edição. Os singles 'Born This Way', 'Judas', 'The Edge of Glory', ‘Yoü and I’ e 'Marry The Night' venderam mais de 9 milhões de unidades, só nos EUA. Nesse mesmo ano Lady G atuou nos MTV EMA e a Forbes nomeou-a a “Mulher Mais Poderosa do Mundo”.

O contributo de GaGa para a música já lhe rendeu diversos prémios, entre eles 13 MTV VMA, 8 MTV EMA, 5 Grammys, 4 MTV Japan Music Awards, 3 Brit Awards, 2 Prémios MTV Latinoamérica, 2 Recordes do Guinnes e 1 American Music Award, entre muitos outros.

Em 2013 é esperado o lançamento de novo álbum, intitulado “ARTPOP”.