Mundo Secreto

Mundo Secreto: Sobre

Os Mundo Secreto formaram-se em Leça da Palmeira há dez anos sendo então o grupo constituído por apenas quatro MC’s e um DJ. Essa formação sofre alterações em 2005, com a entrada de outros músicos: baterista, baixista e dois guitarristas. Fica assim definida a formação da banda que, dois anos mais tarde, viria a gravar o álbum de estreia.

Em Portugal, os Mundo Secreto são um dos poucos grupos de hip hop que têm instrumentistas e onde é mais evidente a mistura de outras influências musicais como o samba, o funk, o reggae e até mesmo o rock. A pertinência social de algumas das suas letras, abordando aspectos complicados do quotidiano juvenil, contrasta fortemente com o estilo ligeiro e descomprometido de outras canções da banda, nas quais se enaltece o valor da amizade e o divertimento entre amigos.

Mesmo antes da edição do álbum de estreia em Fevereiro de 2007, canções como “Põe a Mão no Ar” e “Chegámos à Party” eram já grandes sucessos de rádio (em estações nacionais e locais). O sucesso radiofónico e a consequente exposição mediática em outros meios de comunicação como a Imprensa, a TV e a Internet potenciaram a oportunidade de os Mundo Secreto actuarem com dois dos mais importantes e relevantes artistas pop internacionais: as Pussycat Dolls (Pavilhão Atlântico) e, a Rihanna, (Coliseu de Lisboa).

O álbum “Mundo Secreto”, do qual ainda vieram a ser extraídos os singles “Essência” e “Põe Aquele Som”, confirmou todas as expectativas geradas em redor da banda quer pelo público, quer pela crítica. Os Mundo Secreto acabaram mesmo por estar entre 2007 e 2008 numa extensa digressão nacional que fez com que o grupo atingisse um patamar de notoriedade ao nível de alguns artistas já estabelecidos na cena musical portuguesa.

No Verão de 2007, os Mundo Secreto foram convidados a fazer o genérico da novela “Morangos com Açúcar”. Era evidente o contraste entre esta banda e alguns grupos formatados: se estes últimos têm sucesso porque são actores em novelas, onde o desenrolar da história constitui o próprio processo de fabricação do “fenómeno musical”, no caso dos Mundo Secreto foi o sucesso da vida real que originou o convite para representarem o papel deles próprios, assim demonstrando a magnitude do sucesso que tinham alcançado.

Em 2008 a formação da banda ficou definitivamente estabelecida, com a saída de dois elementos. É este alinhamento Mundo Secreto que grava o segundo álbum, intitulado “Soa o Alarme”, a ser editado no próximo dia 16 de Novembro de 2009 pela editora IPlay.

“Soa o Alarme” é um álbum que revela maior maturidade da banda, não apenas no apuramento da linguagem musical, mas também no desenvolvimento das temáticas, denunciando a maior preocupação da banda com os problemas que agitam a sociedade, no contexto da actual crise económica. Nas letras, apesar de patentes as suas considerações sobre o enquadramento dos jovens na vivência quotidiana, a banda defende também que é preciso perspectivar, que as pessoas têm que saber resistir e não podem deixar de fazer a festa.

Os Mundo Secreto são uma banda que vai apenas no segundo álbum, mas que já conta com 10 anos de percurso, desde o início da cena hip hop em Portugal. Estão cá para a próxima década, procurando continuar a contribuir para a história do hip hop português.