Nile Rodgers

Nile Rodgers: Sobre

Nile Rodgers é um guitarrista e compositor e um dos produtores musicais mais influentes na história da música pop.

A carreira do músico começou nos anos 70, como fundador dos CHIC, que se tornaram conhecidos à conta de músicas como ‘Dance Dance Dance’, ‘Everybody Dance’, ‘Le Freak’ ou ‘We Are Family’.

Após o êxito inicial da banda, Nile Rodgers e Bernard Edwards - outro elemento dos Chic - escreveram e produziram temas para Diana Ross e as Sister Sledge. Rodgers produziu, também, o álbum “Let’s Dance” de David Bowie, foi guitarrista de Madonna e trabalhou com artistas como Aretha Franklin, Eric Clapton, Mick Jagger, Duran Duran, INXS, Peter Gabriel, Britney Spears, Joss Stone ou Maroon 5.

Uma das últimas parcerias do músico foi ‘Get Lucky’, com os Daft Punk e Pharrell Williams, um êxito à escala global, que liderou o top do iTunes em mais de uma centena de países. Essa colaboração foi premiada com os Grammys de “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo” e "Random Access Memories" recebeu os galardões de "Álbum do Ano” e “Melhor Álbum de Dança/Eletrónica”. A dupla atuou na cerimónia com Stevie Wonder, com quem interpretaram um medley composto por ‘Get Lucky’, ‘Le Freak’ e ‘Another Star’.

2013 revelou-se, de facto, um ano de enorme sucesso para Nile Rodgers, que também passou pelos MTV VMA, acompanhado pelos Daft Punk e Pharrell, para apresentar o prémio de “Melhor Vídeo Feminino” – entregue a Taylor Swift, por ‘I Knew You Were Trouble’ – e para a estreia mundial do vídeo de ‘Lose Yourself To Dance’, sucessor de ‘Get Lucky’. Além disso, trouxe de novo a banda CHIC para a ribalta, conquistando novos fãs com a sonoridades disco e funk. No dia 1 de junho de 2014 Nile Rodgers e os Chic atuam no Rock in Rio-Lisboa 2014.


Samuel Cruz