Oasis

Oasis: últimos vídeos musicais

Im Outta Time

Videoclip

Supersonic

Videoclip

Im Outta Time

Videoclip

Some Might Say

Videoclip

Cigarettes And Alcohol

Videoclip

Lyla

Videoclip

Champagne Supernova

Videoclip

Lord Dont Slow Me Down

Videoclip

Oasis: últimos vídeos

Crispy News | Liam Gallagher, Noel Gallagher, Madonna (OFCOM)

Vídeo

Crispy News | Liam Gallagher, Noel Gallagher, Madonna

Vídeo

EMA 1996 | Winners | Best Grup | Oasis

Vídeo

Oasis: Sobre

A partir de Manchester(Inglaterra) os Oasis converteram-se da noite para o dia, em 1994, na grande sensação, apoiados por singles sublimes e o interesse cada vez mais crescente da imprensa. Considerados por vezes pela imprensa como os sucessores naturais dos Happy Mondays, Oasis gabavam-se da mesma elegância de rapazotes da classe trabalhadora. O eixo criativo do grupo é formado pelos irmãos Gallagher, Liam John(nascido a 21 de Setembro de 1972 em Longsight, Cheshire, Inglaterra; voz) e Noel Thomas(nascido a 29 de Maio de 1967 em Longsight, Cheshire, Inglaterra; guitarra/voz). Foram educados no seio de uma família católica irlandesa no bairro de Brunage, no sul de Manchester. Enquanto o seu irmão pequeno ainda ia à escola, Noel, cujo pai era discjockey de Country & Western que lhe ofereceu uma guitarra aos 11 anos, descobriu o punk, e como muitos jovens da sua idade, dedicou-se ao vandalismo, roubo e fungar cola. Após seis meses de liberdade condicional por assaltar uma mercearia, começou a tocar a sério o instrumento aos 13 anos, e achou um modelo a seguir na figura de Johnny Marr, dos Smiths.Liam não se interessou muito pela música até que, em 1989, o seu irmão o levou a ver um concerto dos Inspiral Carpets. Depois disso, Noel tornou-se amigo de um membro de um grupo, Clint Boon, e por causa disso tornou-se no seu técnico de guitarras e viajou com eles por todo o mundo. Quando telefonou um dia para casa em 1991, soube que Liam se tinha juntado a um grupo. Paul "Bonehead" Arthurs(nascido a 23 de Junho de 1965 em Manchester, Inglaterra; guitarra), Tony McCarroll(bateria) e Paul "Guigsy" McGuigan(nascido a 9 de Maio de 1971 em Manchester, Inglaterra) já tocavam juntos sob o nome de Rain(não confundir com a banda de Liverpool com um nome semelhante) antes de conhecer Liam, que se tornou no vocalista, ao mesmo tempo que mudaram o seu nome para Oasis. Quando Noel voltou para os ver actuar na Boardwalk de Manchester em 1992, reconheceu que tinham futuro, mas disse-lhes que, se queriam a sua ajuda, tinham de o aceitar como guitarrista principal e tocar somente as suas canções. Noel continuou a ser responsável pela compra de instrumentos dos Inspiral Carpets, ao mesmo tempo que a fama da banda começava a crescer a escala nacional. O incidente que causou a banda assinar com Creation Records logo passou a fazer parte da mitologia do rock. Em Maio de 1993, foram a Glasgow acompanhados de Sister Lovers, companheiros dos estúdios de ensaio Boardwalk, para abrir para os 18 Wheeler no Clube King Tu`s Wah Wah. Fazendo-se valer no cartaz, tocaram cinco canções ao princípio da noite, e isso bastou para entusiasmar o executivo da Creation, Alan McGee que lhes ofereceu um contrato naquele preciso instante e lugar. Contudo, só assinaram ao fim de alguns meses, tempo durante o qual chegou uma demo do grupo às mãos de Johnny Marr, que rapidamente se converteu à causa e pôs a banda em contacto com a discográfica de música electrónica Ignition. Considerando as notícias que corriam sobre o aumento de popularidade do grupo, parecia que podiam assinar com qualquer discográfica sem ser a Creation; mais ainda quando se dizia que a discográfica dos U2, Mother, se comprometia a duplicar qualquer outra oferta. Apesar de tudo, a lealdade valeu mais aos espíritos da Creation, e assim assinaram pela discográfica em Outubro de 1993, que dois meses depois editou o primeiro trabalho do grupo, um disco promocional de 12 polegadas de um só lado de Columbia, retirada directamente da demo original. A BBC Radio 1 começou logo a emitir a canção(algo praticamente inédito para um tema "não publicado"). O ano seguinte começou uma cobertura estrondosa por parte da imprensa, que se concentrou basicamente na sua má conduta.Algumas brigas e a ingestão de grandes qualidades de álcool provocaram o cancelamento de alguns concertos, enquanto as rixas entre os irmãos Gallagher, frequentes e por vezes violentas, davam ao grupo uma imagem perigosa e conflituosa.Supersonic colocou-se no top 40 do Reino Unido em Maio. Shakermaker, que tem claras influências do I`d Like to Teach The World to Sing(In Perfect Harmony) dos New Seekers, chegou como previsto ao número 11 dois meses mais tarde.Seguiram-se alguns concertos no festival de Glastonbury e no New Music Seminar de Nova Iorque, juntamente com mais histórias de fúrias na estrada. O beatleliano Live Forever, cuja capa aparecia uma foto da casa onde John Lennon cresceu, chegou ao top 10 em Outubro, o que assegurou uma expectativa excepcional mediante o seu primeiro álbum.Após descartar as cassetes originais gravadas nos Estúdios Monmouth`s Monnow, completaram as canções com Mark Coyle e Anjali Dutt, e posteriormente o produtor de música electrónica Owen Morris remisturou-as, com um custo de 75, 000 libras(quase 100,000 euros). Em Setembro de 1994, Definitely Maybe chegou ao mais alto das listas britânicas, e com o apoio de uma versão ao vivo do I Am the Walrus dos Beatles, Cigarettes & Alcohol, imprescindível nos concertos, tornou-se no single de maior sucesso da banda até na altura no Reino Unido, alcançando o número 7. Em Dezembro, publicaram o single Whatever(que foi quase número 1 no Natal), uma exuberante canção pop com arranjos orquestrais que soava surpreendentemente magistral para um grupo cuja trajectória não superava os oito meses. A invasão americana começou em Janeiro de 1995, e com a ajuda de uma série de concertos e do boca a boca, logo se fixaram no top 50 americano. Em meados de 1995, ouviu-se a notícia que o baterista McCarroll tinha deixado o grupo de maneira amigável, e Alan White(nascido a 26 de Maio de 1972 em Londres, Inglaterra) ocupou o seu lugar na gravação do segundo álbum. O muitíssimo antecipado (What`s the Story) Morning Glory? foi um disco riquíssimo e poderoso. As melodias ao estilo de Beatle de Gallagher eram sensacionais, desde a simplicidade acústica de Wonderwall até às estridentes e densas harmonias de Don`t Look Back In Anger e Morning Glory. O disco continha outras pérolas, como Roll With It e Some Might Say, a última das quais proporcionou à banda o seu primeiro número 1 nas listas de singles britânicas durante o Verão. Por outro lado, Roll With It e Wonderwall alcançaram o número 2 das listas britânicas, enquanto que Don`t Look Back In Anger tornou-se no seu segundo número 1 no seguinte mês de Março. Já ninguém ousava discutir que (What`s the Story) Morning Glory? era um dos melhores discos da história da pop, e o seu sucesso continuou até tornar-se num dos álbuns com maiores vendas dos anos 90 pela mão de artistas britânicos. De repente, os Oasis gozavam de toda a atenção por parte dos média que antes tinham derrubado o fabuloso quarteto de Liverpool. Com a atenção massiva e sucesso nas listas, a relação instável dos dois irmãos passou a ser domínio público. A sua vida sexual, os seus hábitos para com a droga e as brigas envolvendo murros foram examinados e dissecados, e o seu comportamento intolerável e atitudes infantis tornaram-se cada vez mais divertidos e irritantes. Surgiram rumores de uma possível separação em Setembro de 1996, quando o grupo dispunha-se a invadir a América pela enésima vez. No dia seguinte a uma das suas habituais brigas, Noel voltou ao Reino Unido levando a banda consigo. O resto da digressão pelos Estados Unidos foi cancelada e as seguintes declarações à imprensa continuaram a informar que, apesar das digressões serem uma coisa improvável, o grupo permanecia junto.Apesar disso, prémios continuaram a vir ao longo de um ano brilhante, e vale a pena assinalar o facto de que poucos grupos de rock modernos foram capazes de criar semelhante quantidade de obras de qualidade em tão pouco tempo, e ninguém(além dos Beatles) conseguiu tanta repercussão nos média. O muito antecipado terceiro álbum do grupo foi apresentado a escala mundial com o single D´You Know What I Mean? que chegou ao mais alto das listas britânicas. O título do disco, Be Here Now, era inspirado na resposta de John Lennon a uma pergunta relacionada com o carácter passageiro do rock n´roll. Essa filosofia aplicava-se no álbum: desde a publicação de Sgt.Pepper´s Lonely Hearts Club Band em 1967, não existiu tanta expectativa para com um novo álbum. No dia da publicação do álbum, formaram-se filas nas lojas de discos e venderam-se 800,000 cópias em 24 horas no Reino Unido.A música era muito mais densa que anteriormente, com guitarras sobrepostas em muitos dos seus temas e a voz de Liam a toda a velocidade. Embora ainda se vislumbrava os Beatles como fonte de inspiração, havia umas quantas canções que sobressaíam.Stand By Me será recordada como uma das melhores canções de Gallagher, e a épica All Around the World, com reminiscências de Hey Jude, tornou-se logo na favorita para encores nos concertos. A propósito, os irmãos Gallagher tiveram mais alguns problemas quando Liam foi detido na Austrália por um suposto assédio a uma fã, embora finalmente foram retiradas as acusações. Em 1998, editou-se uma recompilação com lados B mais famosos do grupo, entre os quais se encontravam sucessos do álbum ao vivo como Acquiesce e Stay Young. No seguinte mês de Março, o antigo baterista McCarroll, que tinha interposto uma acção por perda de benefícios e direitos, chegou a um acordo amigável com o grupo por uma quantia estimada em 550,000 libras(cerca de 750,000 euros). O ano turbulento acabou com a partida de Arthurs e McGuigan do grupo em Agosto. O substituto de Arthurs foi Gem(ex Heavy Stereo) enquanto o lugar de McGuigan foi ocupado pelo ex membro de Ride e líder de Hurricanew #1, Andy Bell. Em princípios de 2000, o grupo deu o que pareceu o golpe de graça à debilitada discográfica Creation ao anunciar que editariam o seu quarto álbum, Standing on The Shoulder Of Giants, através da sua própria discográfica, Big Brother. Apesar de se apresentar com o single Go Let It Out, que chegou a liderar as listas britânicas em Fevereiro, o álbum não conseguiu convencer um número crescente de cépticos, que duvidavam da capacidade da banda em voltar ao nível dos seus melhores trabalhos, em meados dos anos 90. Os irmãos continuaram a protagonizar titulares, embora a maior parte das notícias fizessem referência aos seus problemas conjugais e às decisões contraditórias de Noel sobre tocar ou não com o grupo.