Esta é a banda de que todos falam. Chamam-se One Direction, ou 1D, e são cinco rapazes britânicos que estão a tomar o mundo e os tops de assalto.
Os britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik e o irlandês Niall Horan juntaram-se em Londres, no Reino Unido, em 2010, após terem participado na sétima edição do programa de procura de talentos X-Factor, no qual alcançaram a terceira posição.
Em setembro de 2011 lançaram ‘What Makes You Beautiful’, o primeiro single, que chegou ao Nº1 no Reino Unido. ‘Gotta Be You’ foi eleito o segundo avanço do álbum de estreia, “Up All Night”, seguido por ‘One Thing’ e ‘More Than This’. O registo incluiu um total de 13 temas (15 na edição especial) e chegou ao Nº1 em mais de uma dezena de países.
No início de 2012 a MTV Portugal e a Sony Music – a editora da banda - deram a 2 fãs a oportunidade de irem ver os One Direction ao vivo a Londres.
Depois de começarem a fazer furor na Europa, os One Direction rumaram aos EUA, para apresentar “Up All Night”, naquela que foi a primeira tour no país, na qual o quinteto atuou na primeira parte de os concertos dos Big Time Rush. O grupo aproveitou a viagem a terras do Tio Sam para uma participação num dos episódios da quinta temporada da série “iCarly”, que em Portugal é emitida no canal Nickelodeon. A visita deu frutos e “Up All Night” chegou a Nº1 nos EUA, país no qual o grupo se tornou na primeira banda britânica de sempre a estrear um disco no Nº 1 da tabela de vendas.
Da primeira - e lotada – digressão dos One Direction foi editado o DVD ao vivo “Up All Night – The Live Tour”, um espetáculo com transmissão na MTV Portugal. O DVD incluiu mais de 70 minutos de concerto gravados durante a “Up All Night Tour”, durante a qual Louis, Harry, Zayn, Liam e Niall apresentaram o álbum de estreia, “Up All Night”. Do alinhamento constam os singles ‘What Makes You Beautiful’, 'Gotta Be You' e 'One Thing', bem como outros temas do album e versões de ‘I Gotta Feeling’(The Black-Eyed Peas), ‘Stereo Hearts’ (Gym Class Heroes), ‘Valerie’ (The Zutons, Amy Winehouse), ‘Torn’ (Ednaswap, Natalie Imbruglia) e ‘Use Somebody’ (Kings Of Leon); a par de imagens exclusivas dos bastidores e os vídeos dos três singles, como extra.
2012 foi um ano apoteótico para os One Direction. Os rapazes foram premiados com os MTV EMA 2012 de “Melhor Novo Artista”, “Maiores Fãs” e “Best UK and Ireland Act” e dominaram também os MTV VMA, onde venceram três Moonmen, para “Melhor Novo Artista”, “Melhor Video Pop”, e “Melhor Video Partilhado”. A banda apresentou também para a MTV “One Direction: My First Time”, um programa especial dos MTV VMA 2012.
Além disso, em 2012 Louis, Harry, Zayn, Liam e Niall registaram o magnífico número de 12 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, incluindo 8 milhões de singles, 3 milhões de álbuns e 1 milhão de DVDs. Nos EUA o grupo tornou-se na primeira banda britânica de sempre a estrear um álbum no Nº 1 da tabela de vendas, tendo chegado à marca de Platina, com vendas acima de 1 milhão de unidades, enquanto o DVD ao vivo conquistou o estatuto de platina por 3 vezes nos EUA. O single ‘What Makes You Beautiful’ vendeu mais de 3 milhões de cópias nos EUA e 5 milhões no mundo inteiro. Em menos de um ano de carreira a boy band mais famosa da atualidade venceu, ainda, dois Kids Choice Awards e Bizarre Awards, 1 NME Award, três 4Music Awards, 1 BRIT Award e três prémios nos Teen Choice Awards, nas categorias de “Grupo Revelação”, “Melhor Grupo” e “Canção de verão”, por ‘What Makes You Beautiful’. Em Portugal o DVD “Up All Night: The Live Tour” e o disco de originais “Up all night” foram também êxitos de vendas.
Em novembro de 2012 a banda editou o segundo álbum,”Take Me Home”, antecipado pelo single ‘Live While We’re Young’. O tão aguardado segundo registo de originais contou com colaborações de Ed Sheeran, Tom Fletcher dos McFly, Dr Luke (Katy Perry, Taio Cruz, P!nk), Shellback (Maroon 5) e Toby Gad (Beyoncé).
Por esta altura, aquela que é uma das maiores bandas pop do mundo anunciou uma digressão europeia para 2013, com passagens por França, Noruega, Suécia, Alemanha, Bélgica, Holanda, Itália, Espanha, Suíça, Portugal e Dinamarca. A expectativa em torno do primeiro concerto da banda britânica em terras nacionais – a 26 de maio de 2013 - originou uma corrida às bilheteiras, com os bilhetes a esgotarem logo no primeiro dia de vendas. Por altura do concerto em Portugal “Take Me Home” já tinha alcançado a marca de Dupla Platina no nosso país, por vendas superiores a 30.000 unidades. O álbum que deu a conhecer os singles ‘Little things’, ‘Live While We’re Young’ e ‘Kiss You’nunca saiu do Top 10 nacional desde que foi editado.
Em fevereiro de 2013 os One Direction lançaram o single beneficente ‘One Way Or Another (Teenage Kicks)’. O tema é um medley de ‘One Way or Another’, dos Blondie, e ‘Teenage Kicks’, dos The Undertones', e as receitas de vendas revertem para a campanha Comic Relief.
Em agosto de 2013 os One Direction lançam o documentário “1D - This Is Us”, em 3D. A realização foi entregue a Morgan Spurlock, o mesmo que assinou "Super Size Me” (2004), documentário no qual o realizador passou 30 dias a alimentar-se com fast food. O filme vai dar aos fãs dos 1D acesso sem precedentes a imagens de palco e de fora dele, documentando o dia a dia das super estrelas britânicas numa das melhores fases da sua carreira. Os rapazes de ‘Kiss You’ recrutaram como produtores o amigo Ben Winston, que realizou o primeiro documentário da banda, "A Year In the Making", em 2011, e o mentor Simon Cowell. Este último contou à MTV que, embora “1D - This Is Us” seja sobre a banda, é também acerca dos fãs.
Samuel Cruz