Rita Sahatçiu Ora começou a cantar aos 6 anos de idade. Nasceu em Pristina, no início dos anos 90, no palco de guerra que era então o Kosovo. Os seus pais e irmã mais velha mudaram-se para Londres antes de Rita completar o primeiro aniversário.
Guiada pelo seu instinto natural e pela sua voz poderosa e impressionante, começou a espreitar a cena musical de West London nos primeiros anos da sua adolescência. Misturando street-style com pop, Rita Ora soa a preto e branco, rico e pobre, porque o seu mundo é também ele feito de contrastes.
Ao atuar nas primeiras partes de Coldplay e sendo uma das prioridades da Roc Nation - editora de Jay-Z -, Rita começa a dar que falar em ambos os lados do Atlântico.
Em junho de 2012 Rita Ora foi a aposta MTV Push. No mesmo ano torna-se na única artista a liderar a tabela britânica de singles com 3 temas. 'Hot Right Now' – música de DJ Fresh, à qual Rita empresta a voz – foi o primeiro a conquistar os ingleses e um dos únicos singles de drum and bass a chegar ao N.º 1 no Reino Unido. A cantora chegaria, depois, ao topo da contagem em nome próprio com 'R.I.P' e 'How We Do (Party)'. O álbum "Ora" também liderou a tabela inglesa de vendas, muito por conta da produção certeira de Will.I.Am, The-Dream, Major Lazer e Diplo, entre outros.
Rita Ora atuou no MTV Unplugged em 2012 e, no mesmo ano, estreou-se em palcos nacionais no Verão, na primeira parte do concerto dos Coldplay, no Estádio do Dragão, na cidade do Porto.
Algumas semanas depois atuou nos MTV EMA e lançou os singles 'Shine Ya Light' e 'Radioactive', mais duas faixas do álbum de estreia, editado no nosso país em janeiro de 2013. "Ora" rendeu a Rita a nomeação para "Álbum do Ano" dos Brit Awards 2013, os prémios da industria musical britânica. Rita Ora foi, também indicada, para os Brits de "Revelação Britânica" e "Melhor Single Britânico", por 'Hot Right Now' e 'R.I.P'.
Ainda em 2013, a inglesa subiu ao palco do Isle Of MTV e no ano seguinte juntou-se a Iggy Azalea para atuar nos MTV VMAs.
No mês de novembro de 2017 a cantora apresentou os MTV EMAs e interpretou 'Your Song' e 'Anywhere'.
Em 2018 é esperado um novo álbum de Rita Ora.