TT

TT: Sobre

Compositor. Produtor. Escritor de canções. Perfomer. Quantas vezes é possível reunir todos esses factores num só artista?

«Energia» constitui o factor apontado por TT como sendo a condição máxima para o desafio maior de criar um álbum a solo. Sem nunca ter frequentado aulas de canto ou de música, Tiago Teixeira (o verdadeiro nome de TT) arrancou para a sua personalidade musical. Com referências assumidas em paixões antigas como Michael Jackson, R.Kelly, Boyz II Men, Brian McKnight e Usher, TT partiu definitivamente para álbum dançável do primeiro ao último beat. Um compositor bailarino. Um cantor que compõe. Um bailarino compositor das suas coreografias.

Oriundo da zona metropolitana de Lisboa, TT desde muito cedo apercebeu-se qual o estilo musical com que se sentia identificado. Com tenra idade vinca a sua personalidade numa participação no finado «Mini Chuva de Estrelas». ‘It`s Alright’, dos East 17, marcou uma primeira apresentação que indiciava o trajecto no futuro, numa altura em que muitos ainda rebuscavam no universo de Elvis Presley ou Lena D`Água…

A adolescência trouxe-lhe a curiosidade. As experimentações em português dentro do seu género de eleição, o R&B, não lhe saciavam os gostos. A opção estava tomada. Efectivar a criatividade latente através da exploração de um género com que se identificava . Ultrapassou dificuldades como «moldar a língua portuguesa em relação ao R&B» e alcançou uma personalidade que reflecte «100% a minha pessoa», considera o próprio.

No seu próprio estúdio desenvolveu o álbum de estreia. Focado e concentrado nas suas ideias, convida, pontualmente, outras mais valias para o álbum. A voz da Ala dos Namorados, Nuno Guerreiro (‘Vem Cá’ e ‘Não Olhes Para Trás’), Lady V (‘Lady, Deixa-te Levar’) e o MC Tekilla (‘Stop Onde Vais’) chegam ao estúdio devido à comunicação estabelecida entre o autor e os convidados. A energia geriu-se através de químicas surpreendentes entre as diferentes personalidades artísticas.

Os mais de dois milhões de visitantes no YouTube nos vídeos ‘Dança Este Som’, ‘Lady Deixa-te Levar’ e ‘Faz Acontecer”’e o #1 do Top Digital de Vendas com o tema ‘Vem Cá’ vêm confirmar o sucesso do álbum de estreia de TT.

O segundo álbum, “Mais Que Uma Razão”, conta também com algumas participações especiais: Sam The Kid no tema ‘Tão Longe, tão Perto’; Flow 212 em ‘Sim ou Não’; Diana Lucas e Tekilla em ‘Entra no Meu Club’ e Iniciado em ‘Levanta-te do Chão’ (tema em que TT partilha a composição com Martin Gore – Depeche Mode).

O álbum tem produção do próprio TT, que novamente escreveu e compôs a quase totalidade do álbum, tendo a mistura e masterização ficado a cargo de Armando Teixeira (Balla, Bullet, Da Weasel).

Com poucos meses de vida este álbum foi alvo de uma re-edição, que acrescentou à versão original alguns temas novos e um dvd gravado ao vivo com a banda que o acompanha na tour 2010.

Com novo album apontado para Maio de 2011 e com a internacionalização em mente TT tem reservadas muitas surpresas para este ano.Por isso, é estar atento e sentir o beat.