#10 hábitos que podem ajudar a preservar o nosso Planeta Terra

5 fevereiro 2019
'Bora lá. TU SABES QUE QUERES.

Às vezes os problemas não estão só a afetar a nossa sociedade, mas também o nosso planeta... E é super frustante. E claro que todos nós temos essa preocupação - mas perguntas tu o que podes fazer enquanto pessoa no meio dos outros 7 biliões?

Bem, consegues ajudar bastante até. De facto, é essencial termos noção de que somos todos muito importantes para o mundo em que habitamos - e que pequenas mudanças FAZEM TODA A DIFERENÇA.

Aqui vão 10 pequenas mudanças que podes por facilmente em prática. A mãe natureza vai agradecer-te. 

#1 Torna-te mais verde.
As emissões CO2 são um grande problema, mas todos podemos reduzir... Andar de transporte, de bicicleta ou caminhar para o trabalho são obviamente as opções mais ecológicas, mas se não for possível, tenta andar de transportes públicos o mais possível. Se não for possível de todo, podes sempre considerar a partilha de um veículo elétrico ou híbrido. O bónus de andar de bicicleta ou caminhar? Ganhas mais forma física e não tens de ir ao ginásio. JUST SAYING.
#2 Muda para lâmpadas led com energia eficiente.
Parece simples, porque é - e as lâmpadas led são 80% mais eficientes que as outras. Já lá vai o tempo em que estas lâmpadas eram feias e 'queimavam-nos' os olhos. Agora já existem lâmpadas suaves e brilhantes que deixam a sala muito cosy. PROMETO.
#3 Desliga os aparelhos eletrónicos da ficha.
Sabias que se deixares os teus electrodomésticos ligados á ficha mesmo quando não estás a usá-los - gastas imensa energia? Bem, ficas a saber agora. Para além de que assim poupas imenso dinheiro...
#4 Opta por ciclos frios quando lavas a roupa na máquina.
Escolhe um ciclo frio na máquina da roupa - vai limpar-te à mesma a roupa mas vais gastar consideravelmente menos energia.
#5 Pendura a tua roupa.
Ainda sobre este tema de máquinas de lavar roupa... As máquinas de secar são grandes consumidoras de energia... Opta antes por estender a roupa... E SIM, eu sei que demora mais tempo - mas estás a ajudar a salvar o planeta.

#6 Come menos carne.
Antes que passes à frente esta parte... Ninguém está a pedir que te tornes vegetariano! Mas simplesmente reduzir um pouco a quantidade de carne vermelha que ingeres - porque tem um impacto enorme. Isto porque as vacas produzem quantidades absurdas de gases que alteram o clima, como o metano, para não referir a quantidade de recursos hídricos necessários para criar gado e cuidar dele. E que tal comeres carne vermelha apenas uma vez por semana?
#7 Toma mais atenção ao teu lixo.
Se reparares estás sempre a deitar fora uma grande quantidade de verduras ou apenas a consumir metade de uma caixa de leite antes de ficar fora do prazo. Para evitar estes desperdícios, adapta os teus hábitos de compra. Pensa na quantidade de energia e recursos que foram usados para produzir estes alimentos, em que muitos deles acaba, no lixo.
#8 Esquece o plástico.
Sempre que fores ao supermercado, escolhe que possível coisas que não usem plástico, especialmente quando se trata daqueles sacos de plásticos onde colocamos os vegetais e fruta, sabes? Não é necessário.
#9 Sê mais ponderado(a).
Podes optar por escolher produtos usados. Comprar produtos usados implica reduzir a tua pegada de carbono, não apenas em termos de fabricação do novo produto, mas tambem no packaging.
#10 Vota.
Sim, nós podemos ter impacto, mas é o governo que realmente irá ser fundamental para o futuro do nosso planeta. Felizmente, vives numa sociedade democrática e podes ter voz com o teu voto. Faz as tuas investigações e vê quais os candidatos que têm perspetivas ambientais. Usa o teu poder!
Categoria:

últimas notícias

Sobreviver ao dia de S. Valentim em #5 passos

Gossip

É ok se a tua vida estiver um caos

Gossip

Como assim a Hailey Baldwin e o Justin Bieber esperaram até ao casamento...?!

Gossip

#10 hábitos que podem ajudar a preservar o nosso Planeta Terra

Gossip

MTV Push: H.E.R.

Música

Um novo facto científico que vai mudar a tua relação amorosa

Gossip

MTV NEWS: o novo programa da MTV em exclusivo no Instagram

Notícias

Como é que sei se estou numa #HealthyRelationship?

Gossip