"O Artista" e "A Invenção de Hugo" dominam Óscares

Comentários

“O Artista” e “A Invenção de Hugo” foram os grandes vencedores dos Óscares 2012. Ambos os filmes receberam cinco estatuetas douradas, com “O Artista” a dominar as categorias mais importantes, nomeadamente a de “Melhor Filme”, “Melhor Realizador”, para Michel Hazanavicius, e “Melhor Ator”, para Jean Dujardin.

O filme francês tornou-se a primeira película a preto e branco a vencer o Óscar de “Melhor Filme” desde 1928. Além disso foi premiado em categorias técnicas, como “Melhor Guarda-roupa” e “Melhor Banda Sonora” e o ator Jean Dujardin levou a melhor sobre uma lista de candidatos de peso, que incluía George Clooney e Brad Pitt.

Já o filme comandado por Martin Scorsese – “A Invenção de Hugo” - venceu em categorias técnicas, como “Melhor Direção Artística”, “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Sonoplastia” e “Melhor Fotografia”.

 

Meryl Streep enfrentava uma concorrência de peso, na qual figuravam atrizes como Michelle Williams, Viola Davis e Glenn Close e acabou por levar para casa o cobiçado Óscar de “Melhor Atriz”, pelo seu desempenho enquanto Margaret Thatcher, em “A Dama de Ferro”. Esta é a terceira vez que a academia premeia a atriz.

«Quando eles chamaram o meu nome eu tive o pressentimento que ouvia meia América a dizer “Oh não... Ela de novo!” Mas, que se lixe», afirmou uma divertida Meryl, durante o seu discurso de agradecimento. «Olho para vocês e vejo a minha vida diante dos meus olhos. Os meus velhos amigos, os meus novos amigos e, realmente... isto é uma honra enorme, mas o que conta mais para mim é a amizade e o amor e a alegria pura que partilhamos ao fazer filmes juntos. Muito obrigado a todos – aos que partiram e aos que aqui estão – por esta inexplicavelmente maravilhosa carreira», completou.

 

Octavia Spencer levou para casa o troféu de “Melhor Atriz Secundária”, pela sua interpretação em “As Serviçais”; Christopher Plummer, de 82 anos, tornou-se o mais velho vencedor de um Óscar, pelo desempenho em “Assim É o Amor”; “Rango” foi premiado com o Óscar de “Melhor Filme de Animação”; e ‘Man or Muppet’, canção de Bret McKenzie incluída na banda-sonora de “Os Marretas”, foi eleita a “Melhor Canção Original”.

A 84a edição dos Prémios da Academia foi apresentada por Billy Crystal. Na passadeira vermelha brilharam atrizes como Angelina Jolie, Rooney Mara, Emma Stone, Michelle Williams, Jennifer Lopez, Gwyneth Paltrow, Judy Greer, Jessica Chastain, Milla Jovovich, Viola Davis, Cameron Diaz, Penelope Cruz ou Sandra Bullock.


Fica a lista de principais vencedores dos Óscares 2012:

Melhor Filme: “O Artista”
Melhor Realizador: Michel Hazanavicius (“O Artista”)
Melhor Ator: Jean Dujardin (O Artista)
Melhor Atriz: Meryl Streep (“A Dama de Ferro”)
Melhor Ator Secundário: Christopher Plummer (“Assim É o Amor”)
Melhor Atriz Secundária: Octavia Spencer (“As Serviçais”)
Melhor Filme Estrangeiro: “Uma Separação” (Irão)
Melhor Filme de Animação: “Rango”
Melhor Argumento Original: Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”)
Melhor Argumento Adaptado: Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash (“Os Descendentes”)
Melhores Efeitos Visuais: “A Invenção de Hugo”
Melhor Sonoplastia: “A Invenção de Hugo”
Melhor Guarda-roupa: “O Artista”
Melhor Caracterização: “A Dama de Ferro”
Melhor Direção Artística: “A Invenção de Hugo”
Melhor Fotografia: “A Invenção de Hugo”
Melhor Banda Sonora: "O Artista"
Melhor Canção Original: "Man or Muppet", Bret McKenzie (“Os Marretas”)


Vê aqui a lista completa de vencedores e não percas as novidades do cinema no MTV At The Movies todos os meses, na MTV Portugal.


Samuel Cruz


  • Cinema