#9 dicas para lidares com as inseguranças do teu corpo

21 maio 2019

A imagem corporal, que basicamente traduz-se na forma como te sentes em relação ao teu corpo e à tua aparência física está tão ligada à confiança e ao nível de valor que atribuis a ti próprio(a) que se for negativa pode levar a questões de vergonha ou até alguns problemas a nível de saúde - a visão do teu corpo pode tornar-se completamente distorcida. 

Às vezes é difícil não sentir alguma negatividade na forma como olhas para ti quando só fazes scroll de corpos perfeitamente editados em photoshop. Começas logo a sentir-te inferiorizado(a) em comparação, quando muitas vezes estas fotografias e vídeos não transmitem o que 99% das pessoas vêem ao espelho. Gordurinhas, marcas, estrias, assimetrias e todas as imperfeições que fazem de nós seres humanos, e a aceitação é a CHAVE. O que nos leva à...

Imagem corporal positiva. Que significa sentires-te confiante e confortável com o teu corpo tal e qual como ele é. É também sobre teres consciência de que a tua aparência física representa uma pequena parte de quem tu és e não é igualável ao teu valor enquanto pessoa. 

Soa-te bem, não é? É por isto mesmo que a tua MTV falou sobre esta temática com uma profissional em saúde mental, Natasha Devon, para ajudar-nos a criar uma lista com alguns pequenos passos que podem contribuir para criares uma imagem mais positiva de ti mesmo(a). Ficam aqui algumas dicas...

#1 Enfrenta os teus maiores medos
Existe uma técnica parecida com a Terapia de imersão que se chama "flash de 5 minutos", que ajuda a reduzir a ansiedade. Esta teoria é a seguinte: se tens medo de sair à rua com um crop top porque não queres que ninguém veja a tua barriga, então DEVES sair com um crop top. (Lê até ao fim)

A Natasha comentou que o teu corpo só consegue manter um nível elevado de ansiedade durante 5 minutos, o que significa que vai chegar ao ponto em que começas a sentir-te diferente e o crop top já não parece tão mal e o nível de ansiedade vai baixando. Ok, porque não experimentar?
#2 O teu diálogo contigo mesmo(a)

Se estás a passar por alguma pessoa que olha para as tuas pernas e pensas do género: "Ela reparou no quão nojentas são as minhas pernas", tu precisas de começar a desafiar estes pensamentos. 

Aquela pessoa provavelmente estava a olhar para o pavimento do chão e, mesmo que tenham olhado para as tuas pernas, nem sequer pensaram sobre elas. Relembra-te que pensamentos não são factos.

Tens de praticar e desafiar essas suposições negativas que fazes sobre ti. Com o tempo, a forma como pensas em ti vai começar a mudar.

#3 Muda o wallpaper do teu mundo
Ou, de forma mais direta, deixa de seguir todas as pessoas da tua cronologia que te fazem sentir menos tu próprio(a).

Tu controlas o conteúdo ao qual fazes scroll todos os dias, portanto escolhe fazer isso de forma positiva. Passado algum tempo isto vai ter um impacto nos teus valores e no que pensas sobre ti.
#4 Toma atenção aos teus elogios

Se estás constantemente a comentar publicações no Instagram com o nome de uma parte do corpo e depois uns emojis de fogo, presta atenção - podes estar a dar a ideia às outras pessoas que a sua melhor parte do corpo é aquela que comentas.

Da próxima vez que alguém publicar uma fotografia sobre a sua viagem sozinho(a), mesmo que o seu corpo esteja incrível, porque não comentas o quanto ficaste inspirado(a) pela sua independência e coragem em viajar sozinho(a)? Pode ajudar-te a ti e à outra pessoa a pensar no verdadeiro valor de cada um e colocar a aparência de lado.

#5 Melhora a tua percepção do valor das pessoas
Pensa na tua pessoa favorita. Que palavras usarias para descreve-la? Querida? Honesta? Leal? Tu nunca deves focar-te apenas num aspeto físico para descrever alguém do género: "Ela tem um cabelo bonito"

Um exercício que podes fazer para relembrar o verdadeiro valor das pessoas é juntares quatro ou cinco amigos, atribuíres a cada amigo um papel e no topo têm de escrever o nome de cada um. Todos passam os papeís uns aos outros e escrevem uma razão pela qual cada pessoa é incrível. Quando receberes o teu papel de volta vais ter não só um boost ao teu ego, assim como vais ficar a saber o que os teus amigos valorizam em ti.
#6 Faz afirmações autênticas
Olhares para ti e dizeres algumas afirmações sobre ti pode aumentar a tua confiança. Ficas em frente ao espelho e dizes algumas coisas motivacionais sobre ti. Faz isto usando palavras que dirias no dia a dia e depois repete, repete e repete!!!
#7 Desafia o uso da palavra "saudável"
Estudos confirmam que as empresas tentar vender-te os produtos como saudáveis. Mas muitas das vezes são mentira porque as empresas querem é ter lucro. Assim, tens de ter a certeza que fazes alguma pesquisa e não acreditas em tudo o que dizem.
#8 Passa mais tempo nu(a)
Passar 20 minutos por dia nu em frente ao espelho (todos os dias) pode ajudar-te a sentires-te mais confortável na tua pele ao longo do tempo.
#9 Rodeia-te apenas de pessoas positivas
Passar algum tempo com pessoas com todos os tipos de corpos e com diferentes níveis de confiança pode ser muito bom para ti. 

Se tu conseguires passar algum tempo nu(a) vais começar a sentir-te um pouco mais confortável na tua pele. 

Eu sei, amor próprio e a aceitação do nosso corpo é uma aventura e um processo que demora e envolve dedicação e esforço. Temos de desafiar muito aquilo que a sociedade nos diz. 

Mas acho que estas dicas já são uma ótima forma para começares, não achas? <3
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