#9 dicas para viagens a solo

20 março 2019

Então, tens dado o litro no trabalho, tens o dinheiro necessário e tomaste A GRANDE DECISÃO. Estás prestes a ir fazer a viagem da tua vida sozinha. 

Miúda, respira fundo...

Já estou à espera que tenhas ouvido muitos comentários negativos sobre essa decisão...

Do tipo:

"Mas é tão PERIGOSO! Não devias ir sozinha"
"Não te vais sentir sozinha?"
"Manda-me SMS a cada hora para não estar preocupado!"

... Enfim era mesmo disto que eu estava a falar.

Aqui o importante é estares preparada e conseguires antecipar os possíveis problemas e situações desconfortáveis, ok?

#1 Faz a tua investigação
Pesquisa é a chave para conseguires dar a volta a questões financeiras ou situações perigosas que possam surgir. 
Lê livros, vê blogues online e grupos nas redes sociais... Sabes qual é a melhor altura do ano para ir? Qual a melhor forma de transporte? Se existem bons hóteis e locais para quem viaja sozinha?
#2 Mantém uma certa sensibilidade à cultura do local
Não sejas a mulher que deixa os ombros à mostra junto a um templo sagrado ou tirar uma selfie num terreno sagrado. Fazes ideia de "quanta" pele podes mostrar quando fores ao Egito? Sabias que é ofensivo usar sapatos dentro da maioria das casas na Ásia?

Se fazes parte da comundiade LGBTQ+, isto poderá ser uma questão super importante. Por exemplo, em Angola suspenderam a proibição da homosexualidade, mas ainda assim, continua a ser um crime em países como Barbados, Jamaica, Santa Lúcia, entre outros.
#3 Mantém-te saudável

Querias independência, tu conseguiste. Agora estás alone da vida, sem nenhum amigo para chorar no ombro. E eu sei, essa parte da viagem custa um bocado... Mas também é bom porque te obriga a falares com outras pessoas e conheceres outras experiências de vida. Mas seja como for, vai sempre prevenida para qualquer situação caso precises de ajuda ou assistência e não tenhas ninguém, ok?

*Leva sempre um kit médico completo e procura um número de alguma entidade de saúde que esteja ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana, em que caso aconteça alguma coisa... Tu possas ter ajuda imediata a caminho.

* Coloca alarmes no teu telemóvel caso precisas de tomar medicação diária regular.

*Informa-te sobre os primeiros socorros básicos ou tira um curso... O importante é estares preparada para qualquer eventualidade e saibas distinguir sintomas específicos de alguma doença e saibas como tratar ou prevenir. Toma também nota da morada de hospitais ou centros de saúde.

*Usa uma pulseira ou etiqueta com as tuas alergias e se necessário fica vigilante sobre os igredientes de toda a tua comida.

*Não bebas água ou comida local caso não sejas aconselhada a fazê-lo (assim como para lavar os dentes)!

#4 E isto inclui a tua saúde mental também...
Fica em contacto com pessoas que cuidam de ti e se preocupam contigo. Existe a IAMAT (Associção Internacional para Assistência Médica a Viajantes) que divulgam folhetos informativos e de orientação para as pessoas que viajam e que têm problemas de saúde mental. O Foreign and Commonwealth Office também podem ajudar com estas questões.
#5 Agora, a tua saúde sexual

Conversa com o teu médico sobre a melhor contracpção a tomar antes de ires viajar. Faz sentido levares também para além de preservativos e pílula, uma pílula do dia seguinte (e não te esqueças que é eficaz até 72 horas após a relação sexual), mas não oferece proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. 

*Não te esqueças também de levar pensos higiénicos, tampões...

#6 Não partilhes demasiadas informações sobre ti
Ok, o rapaz que conheceste era super fofo - e é 100% correto conectares-te com o maior número de pessoas ao teu redor - quanto mais pessoas tens que olhem por ti melhor. Mas ele não precisa de saber onde dormes ou em que quarto... Tem cuidado também com aquilo que publicas nas redes sociais. Informa só os teus amigos e família sobre onde estás e quando: detalhes dos voos e moradas dos hóteis, por exemplo.
#7 Encarrega-te da tua segurança pessoal
Da próxima vez que alguém te disse que é muito perigoso viajar sozinha (enquanto mulher), mostra-lhe a tua lista de precauções...

*Terás um alarme de ataque pessoal e um assobio
*Fizeste aulas de autodefesa
*Andas a planear tudo antecipadamente e sabes o que estás a fazer
*És muito responsável no que toca a tomar drogas ou beber álcool com estranhos
*Irás fazer um esforço para viajar com outras mulheres durante a aventura
*Só aceitarás táxis registados e senta-te com outras mulheres nos transportes públicos
*Viajarás sempre durante o dia (sempre que possível)
#8 Segue os teus instintos
Esta é fácil, mas requer prática. Se alguém te pede para fazer alguma coisa que te obrigue a ir a algum lado com o qual não estás confortável... Então não faças isso. Se estás um pouco alterada do ácool, vai para casa. Não te sentes ok? Então faz um check-out e vai-te embora. Os instintos são uma coisa poderosa, não podes ignorar.
#9 Ignora os haters
Tu tomaste essa decisão (super emocionante) na tua vida. Vai tornar-te mais confiante, criativa e interessante - e adivinha, algumas pessoas não vão gostar disso. E sabes qual é a melhor resposta? "Sim, foi incrível - porque não tentas também?"


Categoria:

últimas notícias

MTV Movie & TV Awards 2019: descobre aqui os vencedores!

Cinema

Samsung Galaxy Live 2019: a 2ª edição está quase aí!

Passatempo

Hollywood Vampires estão de volta com música nova!

Música

A Selena Gomez apagou a última fotografia do Justin Bieber das redes sociais

Gossip

A Rihanna é a artista mais rica no mundo da música

Gossip

A Kourtney Kardashian vai abandonar o programa "Keeping Up with the Kardashians"?

Gossip

MTV Push: CNCO

Música

A Taylor Swift fala sobre gravidez

Gossip