Como é que sei se estou numa #HealthyRelationship?

25 janeiro 2019
LET'S SEE.

Estar numa relação é m-a-r-a, certo? Tens uma 'pessoa'. Alguém com quem te podes divertir, ter intimidade, fazer conchinha e hibernar todo o inverno. Alguém que te ouve enquanto te queixas da Beatriz com quem trabalhas porque está a assumir os créditos do teu trabalho, alguém que te faz sentir melhor após teres tido um dia terrível, alguém que se preocupa contigo e com quem te podes preocupar. 

Sim, as relações são ótimas, mas têm coisas más e é necessário saber indentificar esse pontos fracos na relação e perceber se é saudável ou não - basicamente se é uma influencia positiva em ti e na tua saúde mental e bem-estar. 

Assim... Como é que uma relação saudável é? Listámos para ti alguns 'pilares' que deves ter sempre presentes na tua cabeça.
CONFIANÇA


É OK ter cíumes de vez em quando, mas tu e o teu bae também devem confiar um no outro de forma a sentirem-se seguros na vossa relação. Não é saudável achares que a tua cara vai a correr para os braços de alguém só porque vai sair com os amigos ou fazer viagens de grupo...

Ao mesmo tempo, nenhum de vocês deve fazer intencionalmente ciúmes ao outro. Se sentires a necessidade de fazer isto é um problema grave que tens na tua relação. Tentares engatar alguém à frente do(a) bae? Não é fixe. Trair? NADA FIXE MESMO.

É um pouco cliché o que vou dizer, mas se não tiveres confiança, não tens nada na relação. Se ficas em casa a imaginar onde eles estão e o que eles estão a fazer, pergunta-te a ti mesmo porquê. Porque é que não confias nele(a)? Isto consegue ser solucionado? É a altura de terem aquela conversa honesta entre os dois.
IGUALDADE



Uma relação saudável deve ser justa e igualitária para os dois lados - os dois devem ter a liberdade de dizer o que pensam e os dois devem ter o compromisso de fazer mudanças e ter uma palavra na forma como vivem a vida juntos. 

Se um dos dois quer sempre tudo à sua maneira, não é OK. Se uma das pessoas dita como a relação deve ser e tudo o que o outro deve fazer. Também não é OK. SIMPLES.
 

RESPEITO


Devem sempre, mas sempre, SEMPRE respeitar as vontades um do outro. E não estou a falar do facto dele pedir um takeaways quando tu preferes um programinha de ficarem a cozinhar os dois juntos - estou a falar da palavra C e palavra L: consentimento e liberdade.

Se estás a sentir pressão em agir de determinada forma, ou forçado(a) a fazer algo que não queres, NÃO estás numa relação saudável. Tu tens o direito de ser tu próprio(a), sem medos e sem sentires qualquer tipo de juízo de valor.
PASSAR ALGUM TEMPO SEPARADOS



Yap, a sério. Tu provavelmente vais sentir-te super in love e queres passar cada momento com aquela pessoa, mas tu precisas de ter a certeza de que vocês os dois vivem as vossas vidas, também. Não te esqueças de passar tempo com os teus amigos - as relações acabam, mas as amizades são para sempre.

Também não é saudável estares tão envolvido(a) na relação que tornas a tua própria vida mais pequena para conseguires estar sempre com aquela pessoa. O mais importante é teres um equilíbrio, teres tempo para ti, para os teus hobbies e interesses. A tua relação irá tornar-se na verdade mais forte por isto.

Se a tua relação não coicide com os pontos que referi acima, então toma algum tempo a pensar para ela e para ti. És feliz? Estás confortável? Sentes-te seguro(a)? Não fiques com algo - ou alguém - só porque é mais fácil do que superar uma breakup.

Sim, distanciares-te de alguém importante na tua vida é muito difícil, eu sei - mas dentro de alguns meses o desgosto é melhor do que ficar com alguém que não te dá felicidade. Parece cheesy, mas tu só tens mesmo esta vida - não a desperdices com alguém que não te dá valor e não vê o quão awesome tu és. 


- palavras de Lizzie Cox.

Categoria:

últimas notícias

SYRO tem música nova – ouve aqui "Sinto-me Bem"!

Música

Como assim a April Ivy vai lançar um novo álbum já dia 19 de julho?!

Música

TATB 3 vai mesmo acontecer?!

Gossip

Shawn Mendes e Camila Cabello de mãos dadas?!

Gossip

"Sextou" é o single que vai mudar as tuas sextas-feiras

Música

A 2ª cerimónia de casamento da Sophie Turner & Joe Jonas já aconteceu!

Gossip

A nova música do Justin Bieber com o Chris Brown é sobre a Selena Gomez?

Gossip

Camila Cabello e Matthew Hussey terminaram o namoro

Gossip